Resumo

Título do Artigo

MENSURAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS CONSUMIDORES: PROPOSTA E VALIDAÇÃO DE ESCALA
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Tema

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Autores

Nome
Victor Henrique Medronha da Silva
Elvis Silveira-Martins
Iliane Müller Otto

Reumo

A identificação da consciência ambiental dos consumidores é fonte de interesses de cientistas, em função de suas associações com outros construtos teóricos, muitas vezes de maneira preditiva. Dos tomadores de decisões organizacionais, em função da potencialidade de comercialização de produtos ambientalmente corretos. E da sociedade por conta das gerações futuras. Neste sentido, emerge a necessidade de proposição e validação de uma escala que possa auxiliar na identificação da consciência ambiental dos consumidores, tal como objetiva a presente pesquisa. Através de revisão teórica sobre a temática, foi possível identificar treze potenciais variáveis iniciais para mensuração da consciência ambiental. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa os procedimentos metodológicos ampararam-se na pesquisa quantitativa, valendo-se da técnica survey para a coleta de dados junto a uma amostra de 128 respondentes. A análise fatorial exploratória foi utilizada para o tratamento dos dados. A análise dos dados legitimou quatro macro variáveis, que podem ser identificadas como: reutilização, reciclagem, orgânicos e biodegradáveis. Conclui-se que pensar constantemente na reutilização de resíduos, comprar produtos e embalagens fabricados com material reciclado ou que podem ser recicláveis, comprar produtos orgânicos e comprar produtos de limpeza biodegradáveis formam as variáveis para a mensuração (escala) da consciência ambiental dos consumidores.