Resumo

Título do Artigo

VISIBILIDADE EM MÍDIAS SOCIAIS COMO PROXY DE REPUTAÇÃO CORPORATIVA: UM ESTUDO DE SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ECONÔMICO DE EMPRESAS DA BM&FBOVESPA
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Tema

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Autores

Nome
Juliana constâncio Nascimento
Moacir Manoel Rodrigues Junior

Reumo

A reputação corporativa é um atributo de difícil imitação a curto prazo, sendo assim apresenta-se como um diferencial frente ao mercado competitivo. Considerada um ativo intangível, os estudos divergem quanto aos resultados no que compete a melhoria do desempenho e a relação com a reputação. Sendo assim, este estudo teve como objetivo verificar a influência da reputação corporativa, admitindo como proxy a visibilidade nas mídias sociais, no desempenho econômico das empresas listadas na BM&FBovespa. Por meio de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa dos dados de 284 empresas, coletados nas mídias sociais (Linkedin e Facebook), Formulário de referência para a idade das empresas, e na base de dados Economática foram coletados os indicadores financeiros. Conforme o perfil das redes sociais no Brasil, o Linkedin apresenta uma configuração de contatos profissionais e o Facebook de contatos gerais. Sendo assim, os resultados evidenciaram que não existe uma relação significativa entre a rentabilidade (ROA) e a reputação corporativa quando utilizada a proxy linkedin (LINK) rejeitando a H1. No entanto, os resultados encontrados para a reputação corporativa representada pelo Facebook, como significativo e positivo, aceitando a H2 desta pesquisa.