Reumo
Os fatores condicionantes do mundo globalizado criam novas exigências e oportunidades em relação ao desenvolvimento de um modelo de gestão para as organizações que contemple as premissas da sustentabilidade, o que pressupõe investimentos substanciais em inovação. Este estudo teve como objetivo analisar as características relacionadas à gestão estratégica da inovação sustentável, ao modelo de negócios e ao desempenho de empresas industriais brasileiras. O estudo caracterizou-se como quantitativo e compreendeu a realização de uma pesquisa survey com empresas industriais brasileiras. Os resultados permitiram observar que nas empresas analisadas, a postura estratégica para a inovação sustentável predominante consiste na pró-ativa em produto. Em média, as empresas atribuem de moderada a elevada importância à adoção de práticas de gestão para a inovação sustentável e a inserção da sustentabilidade no modelo de negócios das empresas pesquisadas é de média intensidade pelas organizações. O nível de consecução dos indicadores de desempenho nos últimos cinco anos é avaliado pelas empresas como moderado. A partir do exposto, é possível depreender que a gestão estratégica para a inovação sustentável, o modelo de negócios e o desempenho representam questões importantes no contexto das empresas analisadas.