Reumo
Em busca de melhorias nos seus processos organizacionais, principalmente nos relacionados a comunicação, as empresas buscam nas mídias sociais novos caminhos para chegar ao consumidor, pois o mundo está em um processo longo de mudança desde o ganho de escala da globalização. Logo, junto com este fato, a forma de se viver está proporcionando um espaço cada vez mais amplo para o desenvolvimento de novas tecnologias e, principalmente, para que o mercado organizacional possa incorporá-las.
Problema de pesquisa
Como as mídias sociais, quando incorporadas, influenciam as formas de comunicação entre consumidores e empresas: do ponto de vista do consumidor? OG: “Entender como as mídias sociais influenciam a comunicação entre os consumidores e empresas”. OE1: Identificar as formas de comunicação realizadas entre as empresas e os sujeitos (consumidores) entrevistados. OE2: Identificar a principal mídia utilizada pelos sujeitos (consumidores) entrevistados dentre as oferecidas pelas empresas.
Fundamentação teórica
As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) formaram uma estrutura que permitiu a criação das mídias sociais produzindo mudanças no modelo comunicacional vigente. Conceitualmente, as mídias sociais, referem-se a recursos que proporcionam diversos meios de comunicação (JUE, et al. 2011). As mídias sociais são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos (TELLES, 2011).
Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, analisada com base na técnica de Análise de Conteúdo, cujos resultados sinalizam a influência que os consumidores podem ter nas decisões de mercado ao utilizar essas mídias.