Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO AMBIENTAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
Robinson Henrique Scholz
Gustavo Marques da Costa

Reumo

As instituições necessitam desenvolver um processo educativo que oriente os indivíduos a apreensão dos princípios da sustentabilidade e, consequentemente, mudanças na cultura organizacional. Um diagnóstico do perfil dos colaboradores e das comunidades externas com os quais as instituições trabalham podem contribuir no planejamento de ações socioambientais e suas efetivações. Esta pesquisa tem por objetivo verificar como a educação ambiental contribui na implementação de ações estratégicas empresariais em relação às questões socioambientais e a percepção que gestores e colaboradores possuem frente a essas ações. O método adotado é de cunho quanti-qualitativo, por meio de questionários semiabertos com gestores e colaboradores. Os resultados apontam para insuficiências estratégicas relacionadas ao endomarketing e à capacitação dos colaboradores em relação com as dinâmicas de educação ambiental nas organizações para o desenvolvimento de ações socioambientais. Verifica-se que o foco no marketing verde está mais em evidência, ao invés do trabalho de capacitação interna. Outra reflexão pertinente é pensar sobre a possibilidade das organizações serem agentes de mudanças sociais para com as questões ambientais. Portanto, gestores de qualquer organização que invistam em práticas socioambientais conjuntamente com a integração da educação ambiental podem melhorar a imagem corporativa e servir de exemplo para outras organizações.