Reumo
As cobranças exercidas pela sociedade e pelas instituições sobre as organizações ampliam-se de forma constante em diversos aspectos pressionando-as a desenvolver estratégias e mecanismos de retorno que correspondam às expectativas depositadas no setor empresarial. A responsabilidade social empresarial desponta neste sentido como uma resposta aos anseios observados e os colaboradores figuram neste contexto como um dos atores impactados pela medida, ainda que de forma incipiente e pouco explorada. Portanto, o objetivo deste estudo constituiu-se no levantamento do estado-da-arte da temática da responsabilidade social empresarial na perspectiva dos colaboradores no âmbito acadêmico nacional e internacional. A operacionalização do levantamento deu-se por meio de um estudo bibliométrico constituindo-se de formas diferentes, sendo que, na esfera internacional, realizou-se uma busca na Web of Science delimitando-se os últimos dez anos, e na realidade nacional, pesquisou-se nos anais dos eventos da ANPAD e em periódicos expressivos da área de Administração. Os resultados corroboraram o que a literatura apresentou, os estudos acerca da temática mostram-se pouco numerosos, fato este agravado quando se tratou da realidade da produção científica brasileira.