Resumo

Título do Artigo

O efeito moderador do disclosure voluntário de Corporate Social Performance na relação entre Corporate Social Performance e Corporate Financial Performance
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Editinete André da Rocha Garcia
José Milton de Sousa Filho
João Maurício Gama Boaventura

Reumo

O Disclosure do Corporate Social Performance (D-CSP) é um meio pelo qual os diversos aspectos sociais envolvidos nas políticas, ações e atividades discricionárias identificados no processo de gerenciamento para stakeholder podem ser avaliados. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o efeito moderador do D-CSP na relação entre CSP e CFP. Com base neste objetivo a pesquisa apresentou um modelo onde o D-CSP atua como moderador em relação aos stakeholders primários, funcionários, comunidade e fornecedores. Para testar o modelo utilizou-se uma amostra de 1.147 empresas pertencentes a dez diferentes setores e a cinco continentes do mundo. Foram utilizados dados da base Bloomberg dos anos de 2010 a 2014, totalizando 5.623 observações. A relação foi testada utilizando o modelo de regressão linear múltipla com dados em painel com efeitos fixos. Os testes realizados apontaram para existência de um efeito moderador positivo do disclosure na relação entre CSP de stakeholders primários e CFP. Tal resultado revelou que, além de apresentar um CSP em relação a esses stakeholders é necessário externalizar esse resultado, a partir da divulgação, para alcançar CFP superior.