Resumo

Título do Artigo

A SUSTENTABILIDADE NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO NA ÁREA DE COMÉSTICOS
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
LEONARDO FABRIS LUGOBONI
Marcus Vinicius Moreira Zittei
Alícia Ferreira de Carvalho
Jaqueline Calixto dos Santos
Kethelyn de Lima Gomes

Reumo

As empresas buscam novas estratégias para divulgação de suas políticas de sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as empresas do ramo de cosméticos divulgam suas ações sustentáveis por meio das redes sociais. Sendo as redes sociais influenciadora na decisão de compra de consumidores. A pesquisa se caracteriza como documental, com base em 18 variáveis do GRI - Global Reporting Initiative buscou-se identificá-las nas publicações nas redes sociais das cinco maiores empresas no segmento de cosméticos: Avon; O Boticário; Natura; P&G e Unilever. Foram analisadas quatro redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Site Institucional, no período de um ano. O aspecto mais evidenciado foi o Ambiental, seguido o Social, o Econômico é que contêm menos variáveis, por conta disso, acaba sendo o menos evidenciado nas redes sociais. Conclui-se que as empresas divulgam informações por meio de publicações que cada uma se utiliza das redes sociais com frequência distintas. Publicam mais os assuntos referentes aos seus produtos e serviços, pois estão mantendo o foco em suas estratégias e propaganda de vendas, havendo algumas exceções em determinadas divulgações de ações sustentáveis.