Resumo

Título do Artigo

Consumer Myopia: uma análise da atitude e do comportamento sustentável de servidores de Instituições Federais de Ensino Superior.
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Marlon Bruno Matos Paiva
LAIS VIEIRA CASTRO OLIVEIRA
Cláudia Buhamra Abreu Romero
Daniel Barboza Guimarães

Reumo

O objetivo da pesquisa é investigar se os servidores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) possuem visão de longo prazo ou se são míopes em relação às questões de sustentabilidade, numa referência às expressões Miopia de Marketing, estabelecida por Levitt (1960), e Miopia de Marketing Verde, estabelecida por Ottman (2006). Por meio de um estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC), a pesquisa analisa as atitudes e os comportamentos sustentáveis de docentes e técnico-administrativos, assim como o possível gap existente entre atitudes e comportamentos. As análises descritiva e fatorial dos resultados da pesquisa, que contou com uma amostra de 298 servidores, revelam baixo nível de miopia dos pesquisados, em todas as escalas. Por meio da análise de correlação de Pearson verificou-se que a atitude está positivamente correlacionada aos comportamentos ambientais, tanto dentro quanto fora do local de trabalho, mas essa correlação apresenta efeito moderado, o que configura o gap entre atitudes e comportamentos sustentáveis. A importância da adoção de comportamentos sustentáveis no âmbito do serviço público, além de atender a exigências dos órgãos de controle pode servir de exemplo e gerar benefícios para toda a sociedade.