Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SEU EFEITO NO RETORNO ANORMAL DAS AÇÕES DE EMPRESAS BRASILEIRAS
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Herivélton Antônio Schuster
CÁTIA HEINZEN
Roberto Carlos Klann

Reumo

O mercado de ações geralmente está sujeito a oscilações e a divulgação de informações pode afetar significativamente a forma com que empresas e investidores analisam e tomam decisões sobre novas oportunidades de investimentos. Nesse aspecto, uma crescente atenção tem sido dada pelos mercados às informações de caráter socioambiental, que podem contribuir para a melhoria da imagem corporativa das empresas, melhorar seu desempenho e atrair mais investidores. O objetivo do estudo foi investigar o efeito da responsabilidade social no retorno anormal das ações de empresas brasileiras. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e com abordagem quantitativa. A população do estudo compreendeu todas as empresas de capital aberto que compõe o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) no período de 2011 a 2015. Os resultados evidenciam que o mercado é influenciado pelo evento de divulgação das carteiras teóricas do ISE, o que sugere que existe relação entre o comportamento dos retornos das ações das empresas que passaram a compor ou deixaram de compor a carteira. Verificou-se também que as empresas que entraram no ISE tiveram efeitos positivos, enquanto aquelas que saíram apresentaram variações negativas no mercado de ações, o que indica que a permanência das empresas no ISE pode agregar valor à empresa.