Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DO CONSUMIDOR PAULISTA DE COSMÉTICOS
Abrir Arquivo

Tema

Operações Sustentáveis

Autores

Nome
Beatriz Goncalves Vicente
Marcela Amorim Fernandes
Keli Cristiane Vido
Luciano Gemignani Montessanti
André de Moraes Barros

Reumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a opinião dos consumidores de cosméticos paulista sobre a relevância da sustentabilidade nos referidos produtos. Para consecução da pesquisa inicial se valeu de uma pesquisa bibliográfica aos autores de base que articulam os temas: sustentabilidade; consumo e setor de cosméticos. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte consumidores paulistas de cosméticos no período de Fevereiro a Junho de 2016. O instrumento utilizada nas entrevista foi um roteiro semiestruturado contendo dez (10) perguntas coletadas em ambiente natural. Após a coleta das opiniões e inferências dos sujeitos, este material foi submetido a análise de conteúdo balizada por Flores (1999). Os resultados indicaram que os sujeitos da pesquisa apesar de reconhecerem a relevância das práticas sustentáveis no consumido de cosméticos, ainda possuem práticas não convergentes e na maioria das vezes se valem de visões mercadológicas que colocam a sustentabilidade como um prognóstico e não possibilidade presente.