Reumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a opinião dos consumidores de cosméticos paulista sobre a relevância da sustentabilidade nos referidos produtos. Para consecução da pesquisa inicial se valeu de uma pesquisa bibliográfica aos autores de base que articulam os temas: sustentabilidade; consumo e setor de cosméticos. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte consumidores paulistas de cosméticos no período de Fevereiro a Junho de 2016. O instrumento utilizada nas entrevista foi um roteiro semiestruturado contendo dez (10) perguntas coletadas em ambiente natural. Após a coleta das opiniões e inferências dos sujeitos, este material foi submetido a análise de conteúdo balizada por Flores (1999). Os resultados indicaram que os sujeitos da pesquisa apesar de reconhecerem a relevância das práticas sustentáveis no consumido de cosméticos, ainda possuem práticas não convergentes e na maioria das vezes se valem de visões mercadológicas que colocam a sustentabilidade como um prognóstico e não possibilidade presente.