Resumo

Título do Artigo

COMUNICAÇÃO DE RISCO E PERCEPÇÃO DE RISCO EM INCÊNDIOS EM TÚNEIS
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Autores

Nome
Henrique Naoki Shimabukuro

Reumo

Em todo mundo, os maiores acidentes em túneis urbanos ou rurais, se traduzem como os incêndios, por sua maior periculosidade, embora sejam mais raros. Os produtos perigosos, quando envolvidos nesses acidentes aumentam e potencializam sua gravidade. A ocorrência de incêndios em túnel, no mundo, passou a ser razão de inquietude, principalmente a partir do incêndio no Túnel Mont Blanc, em 1999, com 11,6 km de extensão, ligando a França e a Itália, causando 39 fatalidades. A preocupação maior, desde então, sempre foi focado nos países europeus e asiáticos, onde são inúmeros os acidentes, por várias causas, dentre os quais a grande extensão dos túneis. Por outro lado, no Brasil, à época, a maioria dos túneis não possuía mais de 500 metros de extensão e o único acidente em túnel ocorrido no país, numa lista dos principais acidentes ocorridos no período de 1973 1 1998, conforme Ribeiro Neto (2000), teve como causa o colapso estrutural, havendo nesse período, somente um relato de incêndio ocorrido na Dinamarca. O desenvolvimento, principalmente econômico e industrial brasileiro, tornou necessário o aumento das reformas, duplicações e construção de novas vias, urbanas ou rurais, resultando em novos túneis nesses traçados, com a diferença de serem, muitos deles, maiores em extensão, tornando o Brasil mais um país preocupado com os acidentes em túneis dentro do cenário mundial. As incertezas referentes à causa dos incêndios nos túneis e suas conseqüências fatais levam a crer que seja decorrente da baixa percepção de ris