Resumo

Título do Artigo

Uma análise da evolução na adesão das empresas através do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
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Tema

Reporte e Comunicação da Sustentabilidade

Autores

Nome
Vicente Lima Crisóstomo
Lorena Albuquerque da Silva Gomes
CELIA MARIA BRAGA CARNEIRO

Reumo

Sob o marco teórico da Teoria da Divulgação Voluntária e do enfoque Stakeholder este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da adesão e a permanência das empresas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA. Baseado em análise de conteúdo do questionário ISE aplicado às empresas candidatas e fazendo-se uma análise descritiva do número de empresas presentes no ISE no período de 2005 a 2015, juntamente com testes de diferença de proporções, pode-se observar um crescente interesse das empresas brasileiras em figurar no ISE. A análise foi feita com base em todas as 72 empresas que já estiveram presentes no ISE observando-se o aumento do número de empresas que lá estão a cada ano. Os resultados indicam a significativa superior proporção de empresas que permanecem no ISE em anos consecutivos. De modo similar, também é significativamente superior a proporção de empresas que optam por permitir a divulgação do conteúdo de seu questionário de candidatura. Adicionalmente, é importante destacar as dimensões do questionário ISE, que indaga sobre aspectos relativos a várias ações da empresa além da típica Responsabilidade Social Corporativa (dimensão social), envolvendo também, fortemente, as dimensões governança corporativa e econômica.