Resumo

Título do Artigo

Apelo sustentável em eventos: uma análise do comportamento ambiental dos participantes de corrida pelo verde
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Antônio Wagner Chagas Magalhães
Cláudia Buhamra Abreu Romero
JOSÉ WELLITON SILVA DO NASCIMENTO
Glailton Robson Costa Pinto

Reumo

Este trabalho objetiva investigar a atitude e o comportamento ambiental de participantes de eventos que utilizam a sustentabilidade como tema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, com uma amostra não probabilística e por conveniência, mediante a aplicação de questionário semiestruturado a 248 participantes do evento esportivo “Um mundo mais verde começa com seu SIM – Diga SIM”, promovida pelas Farmácias Pague Menos, na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados mostram que, apesar dos competidores praticarem alguns comportamentos sustentáveis (a maioria sempre fecha a torneira ao escovar os dentes, evitando o desperdício de água; alguns realizam a separação do lixo para reciclagem), o significado da palavra sustentabilidade ainda não é muito claro para os entrevistados, sendo relacionada apenas ao meio ambiente, e a grande maioria não sabia que sustentabilidade era tema do evento do qual participavam. O estudo é relevante porque a adoção de princípios e ações com os ideais de sustentabilidade tem se tornado o grande desafio para um número crescente de empresas, estes mesmos princípios e ações sustentáveis também podem ser adotados na realização de eventos, sejam eles esportivos ou não, sendo uma ótima oportunidade de compartilhar ideais de sustentabilidade com um número grande de pessoas, podendo atingir diversos públicos-alvo.