Resumo

Título do Artigo

EVOLUÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS DA NATIVE ORGÂNICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROCESSO DE DIVERSIFICAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Paolo Edoardo Coti-Zelati
Dimária Silva e Meirelles
Mauricio Jucá de Queiroz
Davi Lucas Arruda de Araújo

Reumo

A marca Native Orgânicos foi lançada em março de 2000 e rapidamente se tornou referência no mercado de orgânicos. Presente em 60 países, em todos os continentes, a empresa dispõe de toda a infraestrutura necessária para atender aos mercados nacional e internacional com produtos orgânicos de qualidade elevada. O objetivo deste estudo foi verificar a evolução do modelo de negócios da marca Native Orgânicos a partir do processo de diversificação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa com dois colaboradores da Native Orgânicos que atuam diretamente com diversificação e venda de produtos orgânicos. Os dados, obtidos através de entrevistas em profundidade, foram analisados para que se identificassem padrões recorrentes ou pontos comuns nos mesmos. Observou-se que o modelo de negócio da Native evoluiu frente à diversificação de produtos buscando atender as mais específicas demandas do mercado de produtos orgânicos. A marca passou a adquirir o processamento de produtos orgânicos através de uma plataforma própria de administração da produção. A Native conseguiu ampliar a gama de produtos que levam sua marca mantendo (e muitas vezes elevando) o valor percebido pelo consumidor. Por fim, este trabalho buscou contribuir para alargar o conhecimento sobre produtos orgânicos e sua competitividade no mercado agroalimentar.