Resumo

Título do Artigo

A INTENÇÃO DE COMPRA POR ARTESANATO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Joiza Angelica Sampaio de Andrade
Silvio Augusto Minciotti
Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro

Reumo

A busca pela adaptação ao mercado tem sido pauta constante entre os atores envolvidos no setor artesanal, pois enfrentar as dificuldades em competir e a necessidade de sobreviver à mentalidade aprisionada pela padronização, pelo ideal de perfeição, tem acalorado a discussão sobre os rumos dessa manifestação da cultura popular.Este artigo tem como objetivo identificar e analisar que aspectos do artesanato são considerados como mais relevantes pelos frequentadores do Centro de Tradições Nordestinas na ótica da intenção de compra. A sustentação teórica fundamenta-se na revisão de literatura sobre Artesanato e a Teoria do comportamento planejado (AJZEN, 1985). Realizou-se pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, a qual utilizou formulário estruturado aplicado a 100 entrevistados no Centro de Tradições Nordestinas-CTN. Os resultados mostraram que aspectos como “herança cultural dos antepassados” e “beleza expressa na arte final” são percebidos entre os frequentadores pesquisados. A partir da análise fatorial exploratória, identificou-se três fatores considerados relevantes em relação ao artesanato: Fator (1), o “Interesse Frequente pelo Artesanato”; Fator (2), o “Artesanato como Valor Cultural e Tradicional”; Fator (3), o “Valor do Trabalho em Torno do Artesanato”.