Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS SEM FINS LUCRATIVOS
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Artur Gomes de Oliveira
Mônica Mota tassigny
Odéssia Fernanda Gomes de Assis
ANTONIO JACKSON ALCANTARA FROTA
Janaína de Oliveira Ceia Dantas

Reumo

As rápidas e profundas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas observadas nas últimas décadas fez com que as organizações mudassem suas orientações de negócios objetivando atender o mercado e obter melhor desempenho. A partir da década de 1960, surgiram, como ferramentas que se propunham a auxiliar as organizações a se adaptarem ao novo ambiente, as ideias, conceitos e modelos de Orientação para o Mercado (OM) que, atualmente, ainda são utilizados. Nesse contexto estão inseridas as instituições federais que devem atender às exigências do mercado e obter melhor desempenho, porém, as mesmas são orientadas para o mercado? Para responder tal questão, foi estabelecido como objeto de pesquisa, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e, como objetivo geral, verificar se estas instituições são orientadas para o mercado. Para coleta de dados foi utilizado um questionário baseado no modelo de OM de Kholi e Jaworski (1990) e sua escala MARKOR aplicado a 314 respondentes. Os dados obtidos foram inseridos no software Statistical Package for the Social Sciences para cálculo do Alpha de Cronbach e efetuar uma Análise Fatorial Exploratória. Foi utilizado o software AMOS, para efetuar uma Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados indicaram que as instituições pesquisadas são orientadas para o mercado.