Reumo
Considerando que cada empresa carrega consigo, explícita ou implicitamente, seus valores culturais, que podem atrair ou não as mulheres para seu ambiente de trabalho, este estudo tem o objetivo de analisar os valores culturais organizacionais adotados pelas empresas preferidas pelas mulheres brasileiras e suas relações com a reputação e a governança corporativa. Adicionalmente, verifica-se possíveis associações entre os valores culturais e as características das empresas, comparando-se os valores culturais entre as empresas com reputação corporativa e as demais, e entre aquelas que adotam princípios de governança corporativa e as demais. O trabalho diferencia-se por analisar, numa mesma investigação, os construtos cultura organizacional, reputação e governança corporativa. Ressalta-se a participação feminina no ambiente de responsabilidade social corporativa, relacionado diretamente com os temas abordados. Além da análise qualitativa das informações, o estudo utiliza técnicas de estatística descritiva e inferencial para a análise quantitativa dos dados. A dimensão cultural respeito, com seu valor cultural desenvolvimento, foi a mais presente nas empresas investigadas. Verificou-se que as empresas adeptas de princípios de governança corporativa registram uma quantidade média de valores culturais superior à das demais, assim como mostrou haver correlação significante entre as variáveis valores culturais e governança corporativa.
Palavras-chave: Valores culturais; Governança corporativa; Reputação corporativa; Responsabilidade social.