Resumo

Título do Artigo

VALORES CULTURAIS DAS EMPRESAS PREFERIDAS PELAS MULHERES BRASILEIRAS E SUAS CORRELAÇÕES COM A REPUTAÇÃO E A GOVERNANÇA CORPORATIVA
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Danival Sousa Cavalcante
Igor Rodrigo Menezes Teodósio
Márcia Martins Mendes De Luca

Reumo

Considerando que cada empresa carrega consigo, explícita ou implicitamente, seus valores culturais, que podem atrair ou não as mulheres para seu ambiente de trabalho, este estudo tem o objetivo de analisar os valores culturais organizacionais adotados pelas empresas preferidas pelas mulheres brasileiras e suas relações com a reputação e a governança corporativa. Adicionalmente, verifica-se possíveis associações entre os valores culturais e as características das empresas, comparando-se os valores culturais entre as empresas com reputação corporativa e as demais, e entre aquelas que adotam princípios de governança corporativa e as demais. O trabalho diferencia-se por analisar, numa mesma investigação, os construtos cultura organizacional, reputação e governança corporativa. Ressalta-se a participação feminina no ambiente de responsabilidade social corporativa, relacionado diretamente com os temas abordados. Além da análise qualitativa das informações, o estudo utiliza técnicas de estatística descritiva e inferencial para a análise quantitativa dos dados. A dimensão cultural respeito, com seu valor cultural desenvolvimento, foi a mais presente nas empresas investigadas. Verificou-se que as empresas adeptas de princípios de governança corporativa registram uma quantidade média de valores culturais superior à das demais, assim como mostrou haver correlação significante entre as variáveis valores culturais e governança corporativa. Palavras-chave: Valores culturais; Governança corporativa; Reputação corporativa; Responsabilidade social.