Resumo

Título do Artigo

A Sustentabilidade na Formação do Gestor: que competências estão sendo desenvolvidas?
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Lisiane Celia Palma
Simone Alves Pacheco de Campos
Eugenio Avila Pedrozo

Reumo

Este estudo teve por objetivo compreender quais as competências da sustentabilidade estão sendo desenvolvidas na formação do gestor. Para tanto, desenvolveram-se dois estudos de caso em cursos relacionados à área de gestão oferecidos por Instituições de Ensino (IEs) que apresentam uma preocupação explícita com a sustentabilidade, localizadas na Inglaterra. Visto que, ao apresentarem tal preocupação, parte-se do pressuposto de que avancem no desenvolvimento de tais competências. Pretende-se, assim, demonstrar, se as competências da sustentabilidade têm sido desenvolvidas na formação do gestor, por meio de dois casos ilustrativos. Na presente pesquisa, foram consideradas as competências: de pensamento sistêmico, antecipatória, normativa, estratégica, interpessoal, de pensamento crítico e de comunicação. No primeiro estudo de caso, realizado em uma IE tradicional, os resultados mostram que as competências exigidas pelo mercado sobrepõem-se aquelas da sustentabilidade. Das competências da sustentabilidade, neste caso, foram identificadas apenas competências interpessoais e básicas, por serem estas importantes também para o trabalho em equipe – exigido pelos empregadores. Por outro lado, no segundo estudo de caso, desenvolvido em um curso oferecido por uma IE cuja proposta de ensino que foge da lógica tradicional, estando focada na aprendizagem transformadora e nas comunidades de aprendizagem, as competências da sustentabilidade foram identificadas.