Resumo

Título do Artigo

Avaliação sobre a Realização de Oficinas de Educação Financeira em Escolas da Rede Pública de Ensino Médio
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Nadia Mar Bogoni
NELSON HEIN
Mariza de Almeida
Ângela Bilk

Reumo

O objetivo deste estudo foi de avaliar e caracterizar o grau de conhecimento sobre educação financeira que apresentam os alunos de escolas públicas de ensino médio, localizadas no Município de Passo Fundo-Rio Grande do Sul, os quais receberam oficinas sobre educação financeira em suas escolas. A amostra corresponde a 59 estudantes, pertencentes as seguintes escolas: Escola Estadual Adelino Pereira Simões, Escola Estadual Eulina Braga, Escola Estadual Arco Verde e Escola Estadual Cecy Leite Costa que receberam a oficina de Educação Financeira. Para análise dos dados coletados foi feita análise de frequência e estatística descritiva. Como resultado tem-se: a importância que as oficinas possuem no sentido de contribuir para aumentar o nível de conhecimento sobre o tema, bem como, fornecer subsídios para que os estudantes possam fazer escolhas financeiras adequadas. A pesquisa também enfatizou, que devido a importância do tema, faz-se necessária a sua ampliação para as demais escolas do município e também contribuiu para que se possa pensar o tema como uma política pública de educação e que ele passe a fazer parte da grade comum curricular.