Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVA SOBRE A PUBLICAÇÃO DA ÁREA
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Daniela Mayumi Yamaji
Fernanda Ferreira de Paula
Rodrigo Libanez Melan
Thaís Accioly Baccaro
Jaqueline Aparecida Raminelli

Reumo

O tema da sustentabilidade, desde os anos de 1970 e de forma consistente, adquire relevância nas discussões no âmbito da sociedade e na relação com seu meio, descrevendo o suprimento das necessidades humanas atuais e a manutenção dos recursos necessários às próximas gerações. Os administradores têm papel crucial no desenvolvimento sustentável e na ruptura com o modelo tradicional de produção. Para tanto, a sustentabilidade deve ser trabalhada de forma eficaz na formação desses profissionais. Nesse cenário, na presente pesquisa analisou-se os trabalhos publicados acerca da educação para a sustentabilidade na área da Administração no país, visando mapear o campo e induzir seu nível de consolidação. Para isso, empreendeu-se um estudo bibliométrico por meio dos dados obtidos no portal de periódicos CAPES. Verificou-se que as publicações são recentes, que o volume de artigos ainda é pequeno e que a maioria advém de uma mesma revista científica. Além disso, nenhum autor elaborou mais de um artigo, indicando a incipiência do tema. Portanto, a despeito da inserção da sustentabilidade no ensino de Administração no país, muito deverá ser realizado para desenvolver o campo e consolidá-lo enquanto área de pesquisa, movimento necessário frente às demandas por administradores que considerem formas sustentáveis de atuação.