Reumo
Os estudos quanto às inovações sustentáveis ou eco-inovações como fontes de vantagem competitivas podem ser aplicados como um diferencial ou uma oportunidade para organizações se manterem. Este estudo de caso vem apresentar o caso da Dell Inc., no âmbito do Plano Dell 2020, para o desenvolvimento de atividades mais sustentáveis com relação a inovações e a mercados, visando uma fonte de diferenciação e vantagens competitivas futuras. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a prática de eco-inovação como fonte de vantagem competitiva para as organizações em mercados futuros. Foi observado que as relações da empresa com a eco-inovação são fortes, tanto em pesquisas como em práticas de mercado, no envolvimento da organização com o meio social, nas melhorias ambientais e nos resultados econômicos que está envolvida. Este trabalho se torna relevante para a academia pela aproximação da mesma com as práticas de eco-inovação do mercado, prospectada como fonte de vantagem competitiva e diferenciação no mercado. Para tanto, este estudo se fez valer de uma pesquisa documental e de campo, para confrontar os dados obtidos com o Plano Dell 2020 e a literatura, tendo importantes descobertas para o desenvolvimento das práticas de inovações sustentáveis ou eco-inovações.