Resumo

Título do Artigo

Disclosure Ambiental via Facebook: O que as empresas brasileiras divulgam?
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Tema

Reporte e Comunicação da Sustentabilidade

Autores

Nome
Robson Benedito Farias
GABRIELA BORGES SILVEIRA
Cristiane Mallmann Huppes

Reumo

Esta pesquisa objetivou verificar a evidenciação de informações ambiental por meio da rede social Facebook. Selecionaram-se 95 empresas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3) pertencentes ao índice IBrX-100. Destas excluíram aquelas que não possuíam perfil oficial no Facebook, restando 78 empresas. O Índice de Evidenciação Ambiental (IEA) foi verificado por meio de instrumento proposto por Bachmann, Carneiro e Espejo (2013) nas paginas do Facebook das empresas entre o período de janeiro a dezembro de 2016. Como análise complementar verificou a associação entre o IEA e as variáveis: número de seguidores e curtidas, nível de governança, setor e sustentabilidade. Para isto, foi realizado o teste ANACOR. Os resultados demonstraram que 50% das empresas divulgam informações de caráter ambiental, porém a média do IEA ficou em 20%. As empresas que mais divulgaram pertencem aos setores consumo não cíclico e materiais básicos. Em relação ao IEA e as variáveis selecionadas neste estudo, somente o número de seguidores e curtidas, setor e sustentabilidade apresentaram associações significativas. Pode-se inferir que as empresas atuantes em setores mais impactantes, que possuam um número médio de seguidores e que aparentam ser mais comprometidas com a sustentabilidade praticam um maior IEA por meio da mídia social Facebook.