Resumo

Título do Artigo

Estratégias de preço na difusão de inovação: Simulação baseada em agentes aplicado ao mercado brasileiro de carros elétricos
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Paulo Yun Cha

Reumo

O presente trabalho investiga três estratégias de precificação: desnatação, penetração e aprendizado, na difusão de carros elétricos. Por meio da modelagem baseada em agentes, dois modelos são elaborados. No modelo 1, testa-se três situações relacionados à demanda energética:desabastecimento, estabilidade e crescimento moderado da demanda.No modelo 2, três diferentes comportamentos sociais são aplicadas aos agentes: conservador, racional e social, em diferentes proporções afim de avaliar a influência da composição social na dinâmica difusora. As três estratégias não são significativas em sociedades conservadoras. Sociedades com agentes racionais, demonstraram rápida convergência para carros elétricos. O maior faturamento é proveniente das sociedades com agentes sociais dada troca recorrente entre diferentes veículos. A estratégia de desnatação demonstrou maior versatilidade ao exibir performance superior consistentemente em faturamento. A estratégia de penetração exibe maiores taxas de adoção e faturamento em sociedades com comportamento homogêneo. Por fim, a estratégia de aprendizado apresentou o menor faturamento, sua taxa de adoção similar à estratégia de penetração, pode ser a estratégia mais crível e eficiente para empresas iniciantes.