Resumo

Título do Artigo

Estado da Arte do Marketing Social no Brasil: Desafios e Possibilidades para o Futuro
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Katherine Braun Galvão Bueno Sresnewsky
ANDRES RODRIGUEZ VELOSO
Sofia Batista Ferraz
Ohana Trajano Barbosa

Reumo

A ideia do marketing social começou a ser desenvolvida no final da década de 1960 e início da década de 1970, com os estudos de Kotler e Levy (1969) e Kotler e Zaltman (1971) respectivamente. Desde então, este campo de estudo tem evoluído, e diversas definições foram sendo adotadas de acordo com diferentes abordagens, favorecendo a inexistência da clareza no escopo do marketing social. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo avaliar o estado da arte da pesquisa acadêmica em Marketing Social realizada no Brasil. Para tanto, realizou-se um estudo bibliométrico acerca da pesquisa acadêmica desenvolvida sobre esta temática, considerando as publicações entre 2000 e 2016 para um levantamento longitudinal. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Spell (Scientific Periodicals Electronic Library), no Portal de Periódicos CAPES/MEC, bem como em periódicos nacionais com maior fator de impacto. A análise acerca da produção acadêmica nacional de marketing social elucidou desafios e oportunidades na área. Notou-se uma grande concentração da produção dos artigos em IES localizadas nas regiões sul e sudeste do país, por autores específicos, falta de padrão ou estratégia no estabelecimento de palavras-chave e o baixo impacto dos periódicos nacionais com publicações sobre o tema. Limitações do estudo e oportunidades de pesquisas futuras (publicações internacionais, autocitação de autores, diferentes palavras-chave, etc.) também são discutidas.