Resumo

Título do Artigo

Decisões de melhor qualidade na criação de novos produtos por empreendedores no setor de confecção sustentável
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
Paulo Yun Cha

Reumo

O estudo presente investiga a influência de ferramentas de análise e estratégia sobre o desenvolvimento de novos produtos - levando em conta o viés mental de super confiança ou pouca confiança. A amostra é composta por 18 empresários do setor de confecção da capital de São Paulo. Elas empregam tecidos reciclados integralmente em suas composições têxteis. São empresas de marca própria e seus proprietários são os principais responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos. Resultados indicam que empresários super confiantes produzem produtos em excesso dado seu otimismo sobre futuras vendas. Após o uso das ferramentas, tornam-se mais cautelosos no processo de desenvolvimento de novos produtos e descontinuam produtos menos rentáveis mesmo que possuam ligação efetiva junto ao proprietário. Para os empresários pouco confiantes, notou-se que atitudes mais ousadas afim de explorar novos mercados e re-lançar produtos anteriores de sucesso foram tomadas, após análise mais detalhada de portfólio e potenciais segmentos, antes despercebidos. Somado a isto, segmentos pouco rentáveis foram abandonados após o empreendedor adquirir maior compreensão do segmento.