Resumo

Título do Artigo

Gestão da sustentabilidade no varejo práticas dos oito maiores varejistas brasileiros
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
denise pinho leighton
Ivete Delai

Reumo

O desenvolvimento sustentável é um tema que está ganhando cada vez mais relevância, tanto no mundo acadêmico, quanto profissional, dada a crescente preocupação da sociedade com os impactos ambientais e sociais e sua maior pressão sobre as empresas. Nesse cenário, os varejistas podem desempenhar um importante papel na mudança dos padrões de consumo e produção, devido a sua posição privilegiada na cadeia de suprimentos - entre o consumidor final e o produtor. Apesar disso, as pesquisas sobre a sustentabilidade no varejo ainda são incipientes, principalmente no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil e as práticas recorrentes de sustentabilidade de empresas atuantes no varejo brasileiro. Para tanto, foram estudadas as práticas reportadas nos relatórios de sustentabilidade de 2015 / 2016 dos oito maiores varejistas dos segmentos de supermercados e lojas de departamento. Como resultado apresenta-se um perfil geral das práticas por dimensão da sustentabilidade, segmento e nacionalidade do varejista. Algumas das revelações derivadas dessa análise foram: 662 práticas foram identificadas, sendo a dimensão social a mais desenvolvida por todas as empresas estudadas, enquanto a dimensão econômica foi praticamente ignorada nos relatórios; nas três dimensões o segmento Supermercado foi responsável por mais práticas que as Lojas de Departamento em uma relação aproximada de 3:2; e na dimensão ambiental há um distanciamento considerável entre os varejistas nacionais e estrangeiros, em que os segundos têm atuação mais enfática. Por fim, são apresentadas 28 práticas recorrentes - reportadas por pelo menos 50% dos varejistas estudados.