Resumo

Título do Artigo

Engajamento e conhecimento de estudantes sobre sustentabilidade à luz dos princípios do PRME
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Willon Henrique Sousa Soares
Etienne Cardoso Abdala
Luciana Oranges Cezarino

Reumo

As instituições de ensino começaram a ser vistas como um ambiente propício para a produção e disseminação de conhecimento em sustentabilidade. No ano de 2007 foram elaborados os Princípios para a Educação Empresarial Responsável (PRME), definidos por meio do Pacto Global das Nações Unidas em parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e escolas de gestão, com a finalidade de agir como uma rede de aprendizagem e elaboração de relatórios de progresso para as partes interessadas. Diante da situação apresentada, o objetivo deste trabalho é identificar o nível de conhecimento dos alunos dos cursos de Administração e Gestão da Informação de uma Universidade Federal que fazem parte da rede PRME, segundo suas dimensões e também de conceitos relacionados à gestão socioambiental. A pesquisa visa também identificar o possível envolvimento atual ou interesse de envolvimento dos estudantes em projetos com ações de sustentabilidade. Para isso optou-se pela análise quantitativa de dados por meio do uso de estatísticas descritivas, análise fatorial e de regressão múltipla, o que possibilitou uma mensuração do conhecimento dos estudantes sobre conceitos de sustentabilidade e do nível de engajamento em atividades relacionadas ao assunto. Nas questões de conhecimento pode-se observar que os estudantes estão mais familiarizados com os aspectos ambientais da sustentabilidade, ao passo que estão menos familiarizados as aspectos sociais e econômicos da mesma. Por meio das questões sobre engajamento é possível inferir que parte considerável dos estudantes desconhece os projetos de sustentabilidade da Universidade e que boa parte deles afirmam não possuir disciplinas voltadas ao tema e nem terem participado de projetos relacionados.