Reumo
Este artigo se propõe a analisar as microgestões na atividade docente em um curso de
Administração de uma instituição privada de ensino superior utilizando como referencial
teórico a abordagem Ergológica. Para a coleta de dados empregou-se a triangulação de análise
documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Para análise de dados
utilizou-se a análise de conteúdo. Inicialmente foram caracterizadas as prescrições aplicadas
aos docentes, em seguida dedicou-se a compreender a distância entre o trabalho prescrito e o
trabalho real e por fim, foram analisadas as microgestões no trabalho docente. Buscou-se
também identificar normas antecedentes presentes, que pudessem elucidar o que guia o
trabalho dos docentes pesquisados. O que foi analisado vai ao encontro do que a abordagem
Ergológica afirma, de que o trabalho real é sempre diferente do trabalho prescrito. Muitas são
as variabilidades que os faz convocar sua capacidade microgestionária, na qual um constante
uso de si por si e pelos outros se alternam e geram decisões, improvisos, renormatizações e
até criação de normas. Os docentes dedicam-se a uma dinâmica de ministrar sua disciplina –
ser agente de transformação do aluno – contribuir para sua graduação.