Reumo
O objetivo deste artigo é analisar as estratégias de sustentabilidade em cooperativas, buscando avaliar organizações que não estão em processo de formação e sem restringir a ênfase das análises nas tradicionais dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade. Para isto, foi feita uma adaptação da Matriz TOWS, usualmente utilizada para definir estratégias organizacionais, de modo que fosse adaptada como um mecanismo de análise das estratégias das cooperativas, incorporando as dimensões territorial e política da sustentabilidade. Foram realizadas entrevistas com dirigentes e cooperados de cinco organizações localizadas no Estado de Rondônia, sendo elas ligadas ao setor agropecuário. Mediante aplicação da matriz adaptada, evidenciam-se principalmente a venda conjunta dos produtos, a compra de insumos e outros itens pelos produtores diretamente pelas cooperativas, o que lhes permite preço e prazo melhores que os encontrados no mercado. No entanto, ainda são necessárias estratégias que divulguem o cooperativismo no Estado, já que foram identificadas algumas dificuldades nas organizações, como a sobrecarga de funções na gestão das cooperativas.