Resumo

Título do Artigo

PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
KENNEDY JAMESTONY DE CARVALHO E SOUZA
Rodolfo Araújo de Moraes Filho

Reumo

RESUMO: Nos últimos anos, o mercado de alimentos orgânicos tem crescido significativamente, impelindo as empresas a buscarem estratégias para aumentar sua participação e competitividade nesse segmento de mercado, o que só pode ser conseguido através do atendimento às necessidades de seus consumidores. Assim, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil dos consumidores de alimentos orgânicos no contexto brasileiro por meio da aplicação da metodologia de estudo bibliométrico de artigos científicos. Para tanto, foram analisados 28 artigos científicos; onde 24 artigos são brasileiros e 4 artigos internacionais, em países selecionados. Os resultados deste trabalho apontaram que os consumidores de produtos orgânicos são majoritariamente compostos por mulheres cuja faixa etária varia entre 30 a 60 anos, possuem nível de renda elevado e nível superior de escolaridade. Apresentam como principais motivações de consumo o cuidado com a saúde, o sabor diferenciado associado ao alimento orgânico e a preocupação com o meio ambiente. Desta forma, o melhor conhecimento do perfil deste consumidor possibilitará que as empresas aumentem sua participação nos mercados, ampliando em relação à concorrência suas vantagens competitivas. E beneficiando, com melhores estratégias de distribuição e divulgação, os consumidores desse gênero alimentício. Palavras-chave: Alimentos orgânicos, Vantagem competitiva, Motivações de consumo, Mercado brasileiro.