Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM MOSSORÓ/RN
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Lúcia de Fátima Rebouças de Souza
Ana Gabriele Rodrigues de Santiago
Roberto Porfírio de Sousa Oliveira
Ana Paula de Sousa Enéas
Lilian Caporlingua Giesta

Reumo

O objetivo deste trabalho é analisar como as questões ambientais são abordadas nos cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior (IES’s) da cidade de Mossoró/RN, na visão de professores e alunos. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, aplicou-se questionários para alunos e entrevistas para professores na coleta de dados e o método interpretativo para análise desses. Os objetos de estudo são os cursos presenciais em Administração de três Instituições de Ensino Superior (IES), das quais duas públicas e uma privada, da cidade pesquisada. Foi identificado através das narrativas dos professores que a temática vem sendo trabalhada em sala de aula, no entanto, em alguns momentos da pesquisa e ao cruzar os dados entre os dois grupos (alunos e professores), percebe-se que embora os discentes afirmem que as questões ambientais estão inseridas no escopo das disciplinas, estes não conseguem identificar uma abordagem mais efetiva de ações e práticas no que concerne ao assunto em questão. Os resultados obtidos apontam que, apesar dos cursos pesquisados apresentarem a realização de práticas sustentáveis e o ensino da temática em algumas disciplinas, observou-se que as ações são pontuais e não desenvolvidas de forma contínua, o que poderia ser procedente do tipo de comprometimento dos atores envolvidos. Palavras-chave: Ensino Superior; questões ambientais; práticas sustentáveis.