Reumo
Este estudo tem o objetivo de identificar as principais práticas de Responsabilidade Social Empresarial das companhias brasileiras do setor bancário no período de 2008 a 2015, verificando o seu engajamento quanto às dimensões da sustentabilidade socioambiental e econômica. A pesquisa justifica-se pela relevância e materialidade de recursos movimentada pelo setor e permite apontar questionamentos acerca da reciprocidade das companhias junto à sociedade e sobre o que lhe devolvem, uma vez que recebem tanto. Os resultados permitiram concluir que as empresas investigadas se submetem, de modo geral, a entidades de auditoria social, certificação e verificação de suas práticas de responsabilidade. Quanto ao fator ambiental verificou-se que pouca efetividade nos resultados obtidos, exceto pelo consumo de água que reduziu conforme demonstrado. No pilar social, os Fatores ESG pareceram evidenciar poucos dados. Isso representou uma restrição do estudo que carece de ser aprofundada. No tocante ao fator governança, foi possível reconhecer a implementação de práticas recomendadas nos códigos de governança, contudo, a classificação de governança corporativa em que se enquadraram as companhias evidencia o quanto ainda precisarão avançar.