Resumo

Título do Artigo

AQUARELA SUSTENTÁVEL: IMAGENS REPRESENTATIVAS DA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Helaine Cristine Carneiro dos Santos
Arthur William Pereira da Silva
Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho
Christiano Coelho

Reumo

Desenhos infantis são instrumentos relevantes para compreender e avaliar conhecimentos e conceitos desenvolvidos pelas crianças e representam a forma como estas constroem suas concepções a respeito de temas importantes para a sociedade, como por exemplo, a sustentabilidade. Apenas através da educação é possível garantir que as gerações futuras tenham consciência de seu papel como cidadão e compreendam de que forma podem atuar neste contexto. Sendo assim, a Educação para Sustentabilidade procura aproximar e motivar as inter-relações sobre Educação e Sustentabilidade. Este trabalho apresenta a análise sócio-hermenêutica de desenhos de crianças com idade entre 7 e 14 anos, estudantes do Ensino Fundamental I e II de uma escola particular localizada na cidade de João Pessoa- PB, com o objetivo de analisar as concepções das mesmas a respeito da Sustentabilidade. Após a análise dos desenhos, as concepções foram categorizadas de acordo com o Tripé da Sustentabilidade de John Elkington em: concepção ambiental, social e/ou econômica. Os resultados mostraram que as crianças do ensino fundamental I, possuem uma concepção voltada para o pilar ambiental e em menor grau social, enquanto, as crianças do ensino fundamental II abordam em seus desenhos concepções mais amplas, envolvendo tanto elementos ambientais, sociais como econômicos, inclusive fazendo associações.