Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE QUALIDADE ISO 9001 E OS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
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Tema

Gestão de pessoas e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LUCILEILA DO ROSARIO QUEIROZ
Centro Paula Souza - Responsável pela submissão
2 - CLAUDIA FEIJO
Centro Paula Souza -
3 - Roberto Kanaane
- Centro Tecnologico Paula Souza
4 - José Manoel Souza das Neves
CPS- Centro Paula Souza - Unidade de Pós Graduação e FATEC Guaratinguetá

Reumo

Para melhorar os processos produtivos, atrair novos clientes, fidelizar os já existentes, conquistar uma fatia no mercado competitivo e incrementar seus resultados, as organizações têm utilizado como estratégia, a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001. A implementação da ISO 9001 requer das empresas grande empenho, dedicação e envolvimento dos funcionários, pois implica em uma série de mudanças internas, que vão desde a remodelagem dos processos produtivos até a modificação de comportamentos, alterando a cultura organizacional.
Problema de Pesquisa: Os processos de Gestão de Pessoas são adequados para a implementação da ISO 9001? Objetivos: Identificar os processos de Gestão de Pessoas necessários para a implantação do Sistema de Qualidade ISO 9001; bem como analisar as mudanças ocorridas na área de Gestão de Pessoas em função da implantação do Sistema de Gestão de Qualidade.
Sistema de Qualidade é um modelo gerencial que engloba a direção e o controle dos recursos e processos para a produção de bens e serviços com qualidade (STETNER; PINHEIRO; SERRA, 2009). Para sua implementação são necessárias profundas mudanças na organização. Izvercian et al (2014) afirmam que nesse processo, cabe à área de recursos humanos a responsabilidade de desenvolver e comunicar a visão da qualidade total, preparar a organização para a implementação dos procedimentos da gestão de qualidade e garantir a real implementação e o apoio necessário à manutenção do entusiasmo sobre a qualidade.
Realizada pesquisa qualitativa e quantitativa, com abordagem descritiva. Para a fundamentação teórica foi adotada pesquisa bibliográfica. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de um questionário elaborado e distribuído eletronicamente, respondido por 12 pessoas que participaram do processo de certificação da ISO 9001 ou que tiveram a área ou seus processos auditados. Das empresas estudadas 50% são nacionais e 50% multinacionais; 11 estão sediadas no Estado de São Paulo e 1 na Dinamarca. Foram utilizadas amostras não probabilísticas, de acessibilidade dos pesquisadores.
A partir da análise dos resultados, percebeu-se que os processos de gestão de pessoas sofreram alterações em virtude da implementação da ISO 9001 em 83,33% das empresas, sendo que em 16,66% não foi constatada qualquer mudança. 41,66% dos respondentes assinalaram que foram percebidas mudanças pontuais nos processos, relacionadas às exigências da norma; 41,66% responderam que as mudanças impactaram positivamente nos resultados da organização e 25% afirmaram que foram percebidas mudanças nos processos de Gestão de Pessoas, mas que não influenciaram os resultados organizacionais.
As influências negativas identificadas estão relacionadas ao aumento da burocracia e à participação, comprometimento e engajamento da liderança. Já as positivas apontam para a transformação da gestão de pessoas em uma área estratégica, onde a atração, retenção e capacitação dos funcionários passaram a estar alinhados aos propósitos, estratégias e objetivos organizacionais; a avaliação de desempenho tem sido utilizada como instrumento de desenvolvimento, os funcionários tiveram um aumento da participação nas decisões organizacionais e o clima organizacional passou a ser mais favorável.
ABNT NBR ISO 9001:2008. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro, 2008. IZVERCIAN, M. et al. The impact of human resources and Total Quality Management on the enterprise. Procedia – Social and Behavior Sciences, Romênia, mar. 2014. STETNER, A. B. O.; PINHEIRO, C. R. M. S.; SERRA, J. R. O papel da área de gestão de pessoas durante o processo de implantação de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança e saúde do trabalho. Anais do XVI SIMPEP, São Paulo, nov. 2009. VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 15 ed. São Paulo: Atlas, 2014.