Resumo

Título do Artigo

CASAS BIOSSUSTENTÁVEIS: TELHADO VERDE E RESÍDUOS RECICLADOS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - SOFIA NEGRI BRAZ
PUC Campinas - Centro de Economia e Administração Responsável pela submissão
2 - MARCELA CONCEICAO DO NASCIMENTO
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Biologia
3 - JOÃO CARLOS ROCHA BRAZ
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

Reumo

Com um crescente interesse na redução de impactos ambientais foi tida uma atenção maior para a elaboração de soluções para um ambiente mais sustentável. Desde as civilizações mais antigas, a Construção Civil exerce atividades que buscam a melhoria das condições de vida e bem estar do homem atendendo suas necessidades básicas e imediatas sem a preocupação com a degradação ambiental. Os responsáveis pelo projeto da casa têm uma grande responsabilidade no que se dirige à sustentabilidade na construção, aplicando soluções que mantenham alto grau de desempenhos ambientais, sociais e econômicos.
É necessário que se construa com boas técnicas, a preços acessíveis e em prazos curtos, gerando o menor consumo possível de recursos naturais e a menor quantidade possível de resíduos, edifícios de boa qualidade para o bem estar do homem. Dessa forma, há uma contribuição maior para a preservação do meio ambiente levando-se em conta que os conceitos de desenvolvimento sustentável estejam sempre presentes numa construção civil. Diante disso, o objetivo do trabalho é analisar o desempenho, qualitativo e quantitativo, de uma casa sustentável, levando em conta o Telhado Verde e Resíduos Reciclados.
O conceito de desenvolvimento sustentável, segundo o Relatório de Bruntland (1987), foi definido como um modo de satisfazer necessidades de gerações existentes sem prejudicar as gerações futuras. Consumir recursos minimizados e maximizar sua reutilização desses recursos sendo sempre renováveis e reciclados, proteger o ambiente natural, criar um ambiente mais saudável e menos tóxico e, ainda assim, manter uma qualidade acessível ao criar o ambiente construído são alguns dos princípios que o setor da Engenharia Civil deve seguir com a crescente urbanização.
a metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica realizada no período de Fevereiro à Agosto de 2019 por consultas de artigos científicos sobre edificações sustentáveis através de busca em banco de dados indexados como Isi of Knowledge, portal Periódicos CAPES, Scielo entre outros. Algumas das palavras chave para essa pesquisa foram: sustentabilidade, casa sustentável, materiais de construção sustentável. Além disso, as vantagens e desvantagens ligados a esse tipo de construção tanto quantitativas como qualitativas.
O Telhado Verde possui altas vantagens sobre um Telhado Convencional no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Porém, em relação ao preço de custo, o Telhado Convencional se mostra bem mais acessível devido à sua menor trabalhabilidade. A reciclagem de resíduos se apresenta como a mais importante vantagem qualitativa desse recurso usado, principalmente, na produção de concreto. Com relação à comparação de custo dos dois tipos de casas, a sustentável, embora mais ecologicamente correta, é menos acessível devido ao seu preço de custo e mão de obra.
Após a análise dos resultados, foi possível concluir que é necessário um aprimoramento de estudos e técnicas para tornar esses recursos sustentáveis cada vez mais eficientes e econômicos, ao mesmo tempo.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2019. CHAVES, H. O. Diretrizes sustentáveis na Construção Civil: Avaliação do ciclo de vida. 2014. 54f. Projeto de Graduação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. JOHN, V. M. Reciclagem de resíduos na construção civil: Contribuição à metodologia de pesquisa e desenvolvimento. São Paulo, 2000. 102f. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo. KOLB, W. Telhados de Cobertura Verde e Manejo de Águas Pluviais. In: Simpósio Brasileiro de captação e Manejo de água de chuva, 4: ACQUA, 2003.