Resumo

Título do Artigo

TRIPLE BOTTOM LINE E GERAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NAS POUSADAS DA ILHA DE FERNANDO DE NORONHA
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Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Thaís Barbosa Ferreira Andrade
Universidade Potiguar (UNP) - Roberto Freire
2 - Eliana Andréa Severo
Universidade Potiguar (UNP) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) Responsável pela submissão
3 - Julio Cesar Ferro de Guimarães
Universidade Potiguar - UNP - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnP)
4 - Vitor Andrade Santos de Azeredo
Universidade Potiguar (UNP) - Roberto Freire

Reumo

A população tem se tornada exigente e preocupada com informações sobre os produtos ou serviços que irão consumir, bem como a sua forma de produção, a utilização de insumos e recursos naturais. Informações sobre questões ambientais e sociais associadas à empresa passaram a ser critérios de escolha dos consumidores. Neste contexto, o Triple Bottom Line ganhou força, uma vez que trouxe à tona o tripé da responsabilidade ambiental, social e econômica (ELKINGTON, 1998; NORMAN; MACDONALD, 2004; GOVINDAN; KHODAVERDI; JAFARIAN, 2013).
Para Cronin et al. (2011), a tendência é que o número de empresas que adotem o Triple Bottom Line em suas estratégias visando vantagem competitiva continue ascendendo anualmente. Consoante isso, este estudo tem como objetivo analisar a importância do Triple Bottom Line na geração de vantagem competitiva nas pousadas de Fernando de Noronha, por meio da análise de 144 respondentes que visitaram a ilha. Para tanto, a questão de pesquisa é traduzida por: qual a importância do Triple Bottom Line na geração de vantagem competitiva?
O Triple Bottom Line está associado à integração holística dos pilares social, ambiental e econômico (HAMMER; PIVO, 2017), de modo que eles tenham o mesmo peso nas decisões gerenciais (HENRY; BUYL; JANSEN, 2019) tendo em vista um cenário global onde a redução de impactos tem sido mais priorizada (THABREW et al., 2018). Barney (1991;1996) apresenta o conceito de VRIO, que considera que para alcançar a vantagem competitiva, os recursos de uma organização devem ser analisados sob quatro perspectivas: valor, raridade, imitação e organizacional, sendo imperfeitamente imitáveis e não substituíveis.
A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa e descritiva, por meio de uma survey aplicada numa amostra de 144 pessoas que visitaram a ilha de Fernando de Noronha. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários com uma escala Likert de 5 pontos. O questionário foi validado cientificamente por dois Doutores experts e houve a aplicação de um pré-teste com 23 respondentes. Para a análise de dados utilizou-se a Estatística Descritiva, os testes de normalidade e confiabilidade, Análise Fatorial Confirmatória e a Regressão Linear Múltipla.
A partir das 3 Regressões Lineares Múltiplas entre o Triple Bottom Line nos Pilares Ambiental, Social e Econômico, e a vantagem competitiva pode se afirmar que o Pilar Econômico (R2=53,7%) é o que mais contribui para a geração de vantagem competitiva, seguidos respectivamente, pelos Pilares social (R2=27,1%) e ambiental (R2=23,6%). Neste cenário, as 3 hipóteses de pesquisa (H1, H2 e H3) foram confirmadas, as quais demonstram uma crescente priorização na redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos (THABREW et al., 2018).
Os testes de hipóteses confirmaram as relações do Triple Bottom Line com a vantagem competitiva. Ressalta-se o fato de 67,4% dos respondentes fazerem parte da geração Y, sugerindo que essa geração tem se comportado e preocupado com tais questões, mesmo quando estão em momentos de lazer. O estudo ressalta a importância de as empresas terem uma postura a favor do desenvolvimento sustentável. Fazendo com que a sociedade possa ser fiscalizadora, e também defensora das questões ambientais e sociais, aumentando seu critério na hora da escolha das empresas cujos bens e serviços serão contratados.
BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, USA, v.17 n 1, p. 99-120, 1991. ELKINGTON, J. Partnerships from cannibals with forks: The triple bottom line of 21st?century business. Environmental Quality Management, v. 8, n. 1, p. 37-51, 1998. GOVINDAN, K.; KHODAVERDI, R.; JAFARIAN, A. A fuzzy multi criteria approach for measuring sustainability performance of a supplier based on triple bottom line approach. Journal of Cleaner Production, v. 47, p. 345-354, 2013.