Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE EM UMA COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE LOCALIZADA NO ESTADO DO RS
Abrir Arquivo

Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - JOICE WOCIECHOSKI CAVALHEIRO
UNIJUI - UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RS - Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - ROSELAINE FILIPIN
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI-Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
3 - MARIA MARGARETE BACCIN BRIZOLLA
UNIJUI - UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RS - PPGDR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL
4 - Tainá Kowaleski
UNIJUI - UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RS - Ciências Contábeis

Reumo

As organizações buscam cada vez mais um modelo de negócios solidificado, com base no empreendedorismo e interesse dos stakeholders internos e externos. Neste sentido, o modelo de Governança Corporativa permite a readequação das estruturas de gestão, buscando a prosperidade conjunta e atendimento das necessidades do grupo, assim como, a Governança Cooperativa. Deste modo, as cooperativas devem prestar contas de sua performance nas áreas econômica, ambiental e social, considerando a sustentabilidade enquanto essência para a governança.
Este artigo acadêmico possui como situação problema o questionamento de como ocorre o processo de Governança e Sustentabilidade em uma cooperativa de assistência à saúde localizada no estado do RS. Apresenta por objetivo descrever o diagnóstico de gestão realizado na cooperativa, objeto de estudo, quanto às práticas de Governança e Sustentabilidade, bem como, apresentar as melhorias necessárias para aprimorar sua administração e os relacionamentos entre todos os agentes desse sistema, buscando reduzir possíveis conflitos e riscos inerentes a esse tipo de organização.
A estruturação da gestão com base nas boas práticas de governança, prevê que a atuação das organizações ocorra além do que prevê os dispositivos legais ou regulatórios (IBGCa, 2015), sendo orientada pela necessidade das partes interessadas que afeta ou é afetada pelas suas atividades (OCB, 2017). Neste sentido, o equilíbrio entre as esferas econômicas, sociais e ambientais representam o tripé da sustentabilidade, que promove a governança corporativa considerando todas as partes interessadas (BENITES; POLO, 2013).
A cooperativa estudada está instituindo as práticas de governança e almeja melhorar sua posição na certificação Selo Governança e Sustentabilidade, conferido às operadoras de planos de saúde do sistema ao qual a cooperativa faz parte. A pesquisa quanto a natureza é do tipo aplicada com objetivo descritiva, os procedimentos classificam-se como estudo de caso documental, sendo realizada abordagem qualitativa. As informações foram coletadas através de análise documental e entrevista não estruturada, sendo comparadas por meio de um check list com os requisitos para certificação do selo.
O diagnóstico da situação do Selo de Governança e Sustentabilidade na cooperativa apontaram a necessidade de melhorias na gestão organizacional, destacando-se que, apesar da cooperativa atingir a categoria prata, as dimensões órgãos sociais e fornecedores estão abaixo da média exigida para esta colocação. As ações previstas para execução representam uma mudança no modelo de gestão, com possibilidade de avançar na pontuação para aquisição do Selo edição 2018, no entanto apesar das melhorias propostas a cooperativa permanece na classificação atual.
Concluiu-se que a cooperativa está em processo de adaptar-se as boas práticas de governança, sendo necessário alinhar as estratégias e processos direcionados para a sustentabilidade da mesma, pois a responsabilidade socioambiental tem ficado em segundo plano no âmbito de decisões. A partir deste estudo, foi possível discutir diferentes conjecturas no processo de alinhamento da estratégia e da gestão das cooperativas com relação a sustentabilidade e agentes da governança. O aprofundamento deste tema proporciona às cooperativas o aprimoramento de suas estratégias, sistemas e valores.
BENITES, Lira Luz Lazaro; POLO, Edison Fernandes. A sustentabilidade como ferramenta estratégica empresarial: governança corporativa e aplicação do triple bottom line na Masisa. Revista de administração da UFSM, Santa Maria, v. 6, p. 195-210. mai. 2013. ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS – OCB. Manual de boas práticas de governança cooperativa. Disponível em: . Acesso 25 abr. 2017.