Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA INOVAÇÃO EM RECICLAGEM DE RESÍDUOS EM FACE DOS PRECEITOS DA TEORIA U
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Jacira Lima da Graça
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - NUCSA
2 - Flávio de São Pedro Filho
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Programa de Pós Graduação Mestrado em Administração
3 - Raul Afonso Pommer Barbosa
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Responsável pela submissão

Reumo

O cumprimento da meta de eliminação de lixões e aterros controlados no Brasil, prevista para 2014, não aconteceu na maioria dos municípios, inclusive Porto Velho (RO), conforme Controladoria Geral da União em CGU (2017) por meio de seu relatório de avaliação da atuação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério das Cidades (Mcid) na execução da meta prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei 12.305/2010.
A ausência da oficialização do Plano Nacional de Resíduos Sólidos previsto na PNRS desencadeia uma série de desastres gerenciais. Clara é a necessidade de conhecimentos e estrate?gias, disseminados e debatidos de forma permanente e ampla, que otimizam aprendizado; enquanto se faz possível valorizar o cooperativismo entre os catadores situados nos lixões de forma desestruturada, mas, poderia ser redesignada por meio de mudanc?as que resultem de questionamentos basilares.
Para fundamentar a investigação, as discussões e os resultados dessa investigação sobre temas complexos no entorno do tema pesquisado, formalizou-se o referencial teórico conceitual com Pereira (2016), Fechine (2014), Gonçalves-Dias (2009), Oliveira (2013) e Rover (2011).
Esta pesquisa segue a uma concepção filosófica construtivista/interpretativista, pois os seus significados subjetivos, focalizando os fenômenos sociais, se concentram na situação fática de uma realidade tratada na sua essência, seguindo prescritiva de Saunders et al (2012, p. 140). Assim, o trabalho investigativo encontrará o entendimento entre as concepções dos atores situados no entorno do locus em pesquisa, onde ali convivem, muitos com os seus familiares, operando em conjunto, e desenvolvendo significados que avançam sobre o socioambiental da relação de coleta dos RSU recicláveis.
A população da presente pesquisa é composta por líderes/gestores que atuam no distrito-sede do locus investigativo. As alternativas de respostas para cada proposição foram, na sequência, Discordo Fortemente (DF); Discordo (D); Indiferente (I); Concordo (C); Concordo Fortemente (CF). A coleta foi submetida ao crivo da Escala de Likert e, depois, tratada por meio do Software Excel, seguindo a lógica paraconsistente, detalhada sob o código STK.
Buscou-se responder quais os desafios da relação colaborativa entre as lideranças de cooperativa e de seus stakeholders, em apoio ao fenômeno gestão da inovação. Após análises qualitativas e quantitativas, interpretação de dados e informações em face aos preceitos da Teoria U e demais, definidas para esta investigação, contribuiu-se com modelo conceitual aplicável, sustentado por indicações de fundamentos a partir de líderes/gestores com mente, coração e vontade abertas.
BERGAMINI, W. C. Liderança: administração do sentido. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. BERGAMINI, C. W. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2015. BLANCHARD, K.; BLANCHARD, M.; CAREW, D.; PARISI-CAREW, E.; et. al. Liderança de alto nível - como criar e liderar organizações de alto desempenho. Porto Alegre: Artmed, 2012. BONOTTO, D. M.; WIJERISI, B.; VERGOTTI, M; SILVEIRA, E. G.;GOONETILLEKE, A. Assessing mercury pollution in Amazon River tributaries using a Bayesian Network approach. Ecotoxicology and Environmental Safety. 30 de dec. de 2018: 354-358.