Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: Estudo das Empresas Localizadas na Região Administrativa de Sorocaba - SP
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Yã Kaie de Lima França
Universidade Federal de São Carlos - Buri Responsável pela submissão
2 - Edenis Cesar Oliveira
Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências da Natureza

Reumo

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem ganhado espaço na elaboração das estratégias empresariais, uma vez que se constituem como importantes players no mercado. No Brasil, a RSC tem ganhado força nas últimas décadas, especialmente a partir da criação de organizações não governamentais, institutos de pesquisa e mesmo institutos corporativos. atentando-se às necessidades que vão além da ótica da satisfação do cliente e do retorno de lucros para seus acionistas, mas também a atenção em responder aos seus stakeholders, ampliando os estudos sobre o tema.
A questão norteadora para o presente estudo, pode ser definida da seguinte forma: Qual o posicionamento das empresas localizadas na Região Administrativa de Sorocaba-SP, afiliadas ao Instituto Ethos, quanto a prática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Com objetivo de mapear o posicionamento das empresas localizadas no recorte geográfico proposto, quanto a prática da Responsabilidade Social Corporativa.
Responsabilidade Social Corporativa (RSC) ou Responsabilidade Social Empresarial (RSE), segundo Tenório (2006), surgiu durante o século XX com o filantropismo, passando pelo desenvolvimento da sociedade industrial e pós-industrial. Carroll (1979) afirma que a Responsabilidade Social Corporativa pode ser entendida como a expansão do papel empresarial além de seu escopo econômico e de suas obrigações legais. O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social entre outros orgãos mundiais auxiliam empresas a gerir empresas de forma responsável com ferramentas no apoio a efetivação da prática
Inicialmente realizou-se pesquisa bibliográfica a fim de subsidiar a base teórica da pesquisa. A partir da base de dados do Instituto Ethos, foram identificadas as empresas afiliadas que estivessem localizadas na região geográfica definida para este estudo. Posteriormente, as informações foram extraídas diretamente dos websites das empresas pré-selecionadas. Os dados foram catalogados e sistematizados com o auxílio de planilha do Excel®, possibilitando mais confiabilidade nas análises.
O Instituto Ethos, até o momento de fechamento da coleta de dados para essa pesquisa, possuía 438 associados no Brasil e 1 associado no exterior. Desse total, 250 empresas encontram-se localizadas no estado de São Paulo, o que equivale a 57,07% do total das afiliadas. Prevalecendo o setor da indústria de transformação em relação às demais atividades, predominância da Sociedade Empresária Limitada e a evidência de modelos de relatórios GRI, Pacto Global - ONU e ISO 26000.
O estudo demonstrou que das quinze empresas analisadas, quatro não apresentaram nenhum tipo de publicação social; uma o fez no modelo GRI, nove no modelo GRI adicionando diretrizes do Pacto Global (ONU) e somente uma utilizou-se da norma ISO 26000. Traçando o perfil das empresas pesquisadas podemos relatar o atual cenário da Responsabilidade Social Corporativa na Região Administrativa de Sorocaba.
ASHLEY, P. A. (Org.). Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. 2. ed. São Paulo:Saraiva, 2005 CARROLL, A. B. A Three-Dimensional Conceptual Model of Corporate Performance. 4. ed. GLOBAL REPORTING INICIATIVE – GRI. Disponível em:.Acesso em 19 jul. 2019. Responsabilidade Social Empresarial. Disponível em:. Acesso em 02 mai 2019. PACTO GLOBAL – Disponível em:< www.pactoglobal.org.br>acesso em 05 jul. 2019. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.