Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA NA REDUÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELO ISOPOR
Abrir Arquivo

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Leandro Aparecido da Costa Juvenal
Faculdade FIA de Administração e Negócios - Pinheiros Responsável pela submissão
2 - Vanessa Cuzziol Pinsky
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Administração

Reumo

Popularmente conhecido como Isopor®, o poliestireno expandido (EPS expandido) se tornou um grande problema após seu descarte. Trata-se de um polímero celular rígido, com diversas aplicações e uma grande variedade de formas. O EPS expandido é um material proveniente da polimerização do monômero de estireno. A reação química de polimerização do monômero apresenta três diferentes tipos PS, sendo elas: PS Cristal, PSAI e o PS expandido. (LOPES et al., 2017, p 30).
Considerando os impactos do Isopor® expostos acima, e a exigência dos consumidores por produtos mais sustentáveis, a busca por uma solução que mitigue o impacto causado pelo Isopor no meio ambiente é crítica e deveria ser prioridade de políticas públicas em diversos níveis do governo e por empresas privadas. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo é entender como indústria química pode contribuir com a redução dos problemas causados pelo Isopor no meio ambiente, e identificar segmentos críticos que possam substituir o Isopor por produtos substitutos menos impactantes
No Brasil há um decreto-Lei n.º 12 305, que define diretrizes sobre a esponsabilidades, e direciona poder aos Estados para que avaliem a possibilidade instituir normas com o objetivo de conceder incentivos fiscais, financeiros ou créditos para aqueles que desenvolvam produtos com menores impactos ambientais, projetos e pesquisas voltada para a gerenciamento de resíduos sólidos. Portanto, empresas devem buscar alternativas para alcançar a economia circular e sustentabilidade do Isopor. Deste modo, uma economia circular diferente de uma economia linear, busca inspirar inovações tecnologias.
Os procedimentos metodológicos adotados para essa pesquisa foram baseados em alguns princípios do método pesquisa-ação, por meio da observação participante. A seguinte questão orientou o estudo: Através da observação é possível estruturar um estudo, estabelecer problemas, construir hipóteses definir variáveis. O pesquisador principal desse estudo é um executivo que atua há mais de sete anos no setor químico. Quais são os principais impactos do EPS expandido no meio ambiente, e como a indústria química pode intervir na redução dos impactos causados pelo isopor?
Politicas atuais não beneficiam ou estimulam a reciclagem. Para que haja uma mudança no contexto do descarte correto do Isopor novas políticas que estimulam a reciclagem devem ser estudadas. As empresas devem buscar novas oportunidades de negócio através de benefícios fiscais, ou outras formas de benefícios. Há necessidade de criação de estímulos, para os catadores de resíduo reciclável coletarem também o isopor, caso contrário continuarão a deixar o Isopor de lado. Empresas multinacionais do setor químico estão se unindo para que novos métodos de produção sejam desenvolvidos.
O impacto do Isopor no meio ambiente se deve muito mais ao seu tempo de decomposição, porém, a ineficiência da coleta seletiva e a falta de informação contribui diretamente no impacto causado pelo Isopor no meio ambiente. Indústrias químicas podem em um futuro próximo contribuir com redução deste impacto através de uma nova tecnologia de desconstrução do Isopor para torna novamente em matéria-prima. Contudo, para que esta nova tecnologia seja introduzida no Brasil há uma necessidade de uma política regulatória que estimule a reciclagem como todo.
Brasil decreto de LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010 Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências disponível em < http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636>, acesso em 15/06/2019). OLIVEIRA; Carla Tognato; Avaliação dos Facilitadores e Barreiras da Economia Circular na Cadeia Reversa do Poliestireno Expandido No Brasil; disponível em acesso 21 Junho 2019