Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIOS NA PANIFICAÇÃO, EM FORTALEZA-CE, ORIENTADOS POR ARQUÉTIPOS DE SUSTENTABILIDADE
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Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Adriana Barbosa de Sousa Nunes
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC Responsável pela submissão
2 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
3 - ADRIANO O F SILVA
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAC

Reumo

O conhecimento científico tem por funções: compreender, traduzir, construir e transmitir conhecimento para uma sociedade, neste sentido, parte desta comunidade científica expressa sua preocupação com os elementos ambientais e socioeconômicos. Bem-estar ameaçado, em detrimento de uma cultura que afetam o meio ambiente (URSINO, 2019). Schott e Steinmueller (2018) sugerem um modelo de crescimento e desenvolvimento econômico que contempla a sustentabilidade da vida, por meio de uma produção e consumo consciente, com caráter coletivo, ajustado com uma nova base sociotécnica, menos poluidor.
O estudo visa compreender o quanto da percepção dos stakeholders, contidos nos arquétipos de sustentabilidade, podem ser internalizados nas empresas do ramo de panificação. Identidade, expressa por meio da prática da gestão sustentável. Tendo os seguintes objetivos específicos: analisar absorção dos arquétipos da dimensão tecnológica; analisar a sucção de referências do meio social; analisar a internalização de novas práticas da dimensão organizacional; e analisar como o conjunto dos arquétipos condiciona a firma em um modelo usual ou em um modelo de negócio sustentável no ramo de padarias.
A forma como a organização cria valores para seus grupos de interesses e os expõe de maneira estruturada é chamada de modelos de negócios (MN). Já o modelo de negócio sustentável (MNS) está relacionado à criação de valor adicional que é entregue ao cliente pela empresa, atendendo os aspectos sociais e ambientais (BOONS; LÜDEKE-FREUND, 2013). Uma organização deve criar valor social e ambiental de forma positiva, agregando para si e favorecendo uma rede mais ampla, composta pela sociedade e o meio ambiente (STUBBS; COCKLIN, 2008).
De natureza qualitativa abordou-se as técnicas defendidas pela Bocken et al. (2014) ao definir modelos de negócios comuns e modelos de negócios sustentáveis baseados nos arquétipos de sustentabilidade, aplicados à atividade de panificação, na cidade de Fortaleza-CE. Por meio de entrevistas com quatro empresas. Em detrimento das respostas foi estabelecida uma gradação que determina se a empresa desenvolve ações que a configura como uma organização com um modelo de negócio comum, não sustentável, em adequação ou modelo de negócio sustentável.
Diante do exposto, as panificadoras B e D apresentaram melhor desempenho, considerando as ações executadas. Contudo, esta dimensão pode ser mais bem explorada pelo setor, que apresenta grandes possibilidades de atuação frente às questões que envolvem a sociedade e o meio ambiente. Estudos mostram que o processo de inovação em modelos de negócios, muitas vezes, emerge das pressões que as empresas recebem e que podem facilitar ou inibir uma ação (SCHNEIDER; SPIETH, 2013).
A construção e desenvolvimento deste possibilitou a compreensão do tema, por meio do viés, de gestão ambiental. Cientes, de que este debate está longe da definição teórica, quanto a práxis social. Compreende-se que os arquétipos são capazes de captar e transmitir um conjunto de valores, os quais podem adequar-se a modelos de negócios sustentáveis. De forma direta ou indireta, este comportamento está presente nas padarias de Fortaleza. Bem como, não somente é capaz de captar, como também pode determinar o grau de aplicação destas estruturas. No entanto, incapaz de qualificar de forma objetiva.
BOCKEN, N.M.P., SHORT, S.W., RANA, P., EVANS, S.. A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes. J. Clean. Prod. v. 65, p. 42–56, 2014. Disponível em:<< https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652613008032>>. Acesso, em 10 mai. 2019. BOONS F.; LÜDEKE-FREUND F. Business models for sustainable innovation: state-of- the-art and steps towards a research agenda. J. Clean. Prod., v.45, p. 9-19, abr. 2013. Disponível em:<< https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652612003459>>. Acesso, em 10 mai. 2019.