Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE: UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Camila Fagundes
Universidade Feevale - Universidade Feevale Responsável pela submissão
2 - Bruna Haubert
Universidade Feevale - FEEVALE
3 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em Administração
4 - Moema Pereira Nunes
-

Reumo

Preservação e recuperação do meio ambiente são temas que têm engendrado um debate mais frequente no âmbito organizacional, visto que os impactos gerados pela indústria têm afetado, de modo geral, não somente o meio ambiente, como também a saúde humana. Quando o impacto organizacional no meio ambiente é tangibilizado e medido, é que se iniciam as discussões sobre a necessidade de priorizar o desenvolvimento sustentável, ou seja, é necessário investir em ações de cunho social e ambiental, além do aspecto econômico.
Tornar o crescimento econômico, de uma organização, sustentável é o grande objetivo e desafio do cenário atual. O objetivo deste trabalho é identificar as ações e posicionamento em relação ao desenvolvimento sustentável, de uma indústria de papel e celulose, instalada no Rio Grande do Sul, Brasil. Considerando que a atividade industrial representa uma parcela considerável no ranking de geradores de impacto ambiental, é importante a divulgação de práticas que atendem o conceito de desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável é definido como: satisfazer as necessidades atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades. Para alcançar tal pressuposto, as organizações precisam investir, primeiramente, em aspectos relacionados a sustentabilidade organizacional, ou seja, direcionar ações de cunho social, ambiental e econômico. Abranger estes aspectos representa o modelo definido por Elkington (2012) na proposta do modelo Triple Bottom Line, também conhecida como como tripé da sustentabilidade.
A pesquisa foi iniciada com a revisão da literatura. Para a etapa empírica do estudo, estudo de caso único foi realizado. O estudo também é caracterizado como qualitativo e de natureza descritivo. A etapa de pesquisa de campo foi consolidada através da aplicação de entrevista semiestruturada e também observação não participante por meio de uma visita técnica realizada em dezembro de 2019 na organização participante do estudo. Para finalizar a coleta de dados, pesquisa documental também foi executado (Yin, 2010). A análise e discussão dos resultados seguiu as recomendações de Bardin (2011).
A empresa Beta direciona ações de cunho social, ambiental e econômico, e desta forma, contribui para o sustentabilidade organizacional, bem como contribui para o desenvolvimento sustentável, como preconizam os autores Redclif (2005) e Elkigton (2012). Na esfera ambiental pode-se destacar autossuficiência energética, captação de CO2 e redução no consumo de água. Em esfera social, destacam-se o desenvolvimento de projetos sociais e a promoção da segurança dos colaboradores merece destaque. Por último, na dimensão econômica, destacam-se a geração de emprego e renda e pagamento de impostos.
Por meio da evidenciação dos dados empíricos foi demonstrada a possibilidade de mitigar os referidos riscos ambientais de uma indústria de papel e celulose. A análise dos dados facultou a constatação de que a organização possui um posicionamento pró ativo em relação ao Desenvolvimento Sustentável, decorrente da caracterização das atividades organizacionais desenvolvidas. A integração de aspectos sociais, ambientais e econômicos demonstrou-se evidente e efetiva em sua gestão, tornando possível a percepção de que o desenvolvimento sustentável representa parte integrante de sua visão.
AHI, Payman; SEARCY, Cory. A comparative literature analysis of definitions for green and sustainable supply chain management. Journal of Cleaner Production, v. 52, p. 329-341, 2013. BARBIERI, José Carlos et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 2, p. 146-154, 2010. ELKINGTON, John. Sustentabilidade. Canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil, 2012. FROEHLICH, Cristiane; BITENCOURT, Cláudia Cristina. Sustentabilidade Empresarial: um estudo de caso no Hospital Mãe de Deus. Sustentabilidade em Debate, 2015.