Resumo

Título do Artigo

O CAPITAL IMPONDO A ÉTICA, SUSTENTABALIDADE, GOVERNANÇA CORPORATIVA E O GANHO A LONGO PRAZO
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Igor Venancio Andres Lebedev Martinez
Universidade Paulista - UNIP - Analia Franco Responsável pela submissão
2 - Celso Machado Junior
Universidade Paulista - UNIP - Vergueiro

Reumo

Em 2005, por iniciatíva do secretário da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan, formou-se um grupo com os maiores investidores institucionais do mundo e lançou o desafio para formularem princípios para o investimento responsável. Ao término, surge os “Princípios para o Investimento Responsavel”. A abordagem do PRI incorpora aspectos ambientais, sociais e de governaça nos processos de análise de investimentos e tomada de decisão, no estabelecimento de políticas e práticas de propriedade, com a contínua divulgacão dos resultados, a fim de consolidar os princípios firmados.
Esta pesquisa apresenta o objetivo de analisar o comportamento da empresa BlackRock em relação aos ativos que adiministra, mediante o alerta de seu principal executivo, Larry Fink, onde externa a seguinte preocupação: “Nos próximos anos, o mundo verá a maior transferência de riqueza da história: US$ 24 trilhões dos Baby Boomers para os Millenials”. O alerta se justifica em função da evolução das gerações no contexto das organizações.
Em decorrência de várias crises financeiras, ao longo dos anos, e com o acúmulo de perdas, de investidores, sendo que muitos possuem estes valores para serem utilizados ao final de suas vidas, quando de suas aposentadorias, o fundo americano de pensão denominado BlackRock, e verificando que uma nova geração herdará um volume de ativos considerável, pesquisou e esta se adaptando a este novo pensamento, o de priorização de investimentos que visem a perenidade dos rendimentos e do planeta.
A presente pesquisa se posiciona exploratória frente a pequena quantidade de dados disponíveis sobre o tema, e qualitativa a fim de atender ao objetivo proposto. A partir de dados, disponíveis em sítios na rede global, a abordagem metodológica será o estudo de caso. O método busca aprender a totalidade de uma situação e de maneira engenhosa, descrever, compreender, discutir e analisar a complexidade de um caso concreto profundamente
Os dados possibilitam identificar que, a abordagem da BlackRock está consonante as preocupações sociais das novas gerações, as quais valorizam aspectos relacionados a sustentabilidade. Conforme indicado o posicionamento da BlackRock vai além do adotado nas reuniões de conselho, ele se expande para a formação de uma posição do mercado. Assim, caso a BlackRock se posicione contra as recomendações estabelecidas pelas empresas que receberam investimento, o mercado as identificam como um potencial problema, fato este que, pode impactar negativamente no seu desempenho na bolsa de valores.
Identifica-se uma nova forma de atuação do mercado de capitais, uma vez que, sempre houve resistência ao retorno consistente aos stakeholders, assim, os atores mudam de atitude, o capital abandona a passividade, e passa a ser um agente ativo. A sustentabilidade e a governança corporativa passam a orientar o mercado de capitais. Quando o maior fundo de pensão, indica “BlackRock’s views on a company’s corporate governance and its approach to social, ethical and environmental”, evidencia-se então, uma mudança de paradigma e o comportamento com o qual capital pretende atual no mundo corporativo.
CHEN, Y. C.; CHIU, Y. H.; CHIU, C. J. The performance evaluation of banks considering risk: an application of undesirable relation network DEA. International Transactions in Operational Research, v. 27, n. 2, p. 1101-1120, 2020. CLEMENTS, R. Are ETFs Making Some Asset Managers Too Interconnected to Fail? University of Pennsylvania Journal of Business Law, Forthcoming, v. 22, n. 4, p. 1-50, 2020.