Resumo

Título do Artigo

Efeito do Evento Climático Adverso da Estiagem nas Características Coercitivas e Habilitantes do Orçamento
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Thiago Bruno de Jesus Silva
Universidade Federal da Grande Dourados - FACE
2 - CARLOS EDUARDO FACIN LAVARDA
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Socieconômico, Departamento de Ciências Contábeis
3 - Renata Mendes de Oliveira
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências Econômicas Responsável pela submissão

Reumo

Eventos climáticos extremos, como a estiagem, podem levar a impactos substanciais na atividade agrícola, além de efeitos econômicos a longo prazo (BREMER; LINNENLUECKE, 2017; BOUWER, 2019). A estiagem faz com que as organizações necessitem se adaptar. Nesse contexto, observar a utilidade do orçamento é relevante para diferentes objetivos, como o planejamento e para o diálogo (EKHOLM; WALLIN, 2011). A utilidade do orçamento agrupada no planejamento pode ter características coercitivas e a utilidade do orçamento agrupada no diálogo pode ter características habilitantes (RADKE; WIDENER, 2016).
A proposta desse estudo se pauta na necessidade de conhecer os efeitos do evento climático adverso da estiagem na utilidade do orçamento empresarial.
Em período de estiagem, a utilidade do orçamento agrupada no planejamento, se volta a questões como a alterações no planejamento e na composição de insumos (ARGYRIS, 1996; MILLS, 2009). Além disso, requer troca de informações entre diferentes níveis (BEDFORD, 2015; GSCHWANTNER; HIEBL, 2016), demonstrando a utilidade do orçamento agrupada no diálogo. Assim, formulam-se as proposições: P1: O efeito do evento climático adverso da estiagem influencia a utilidade do orçamento agrupada no planejamento. P2: O evento climático adverso da estiagem tem efeito na utilidade do orçamento agrupada no diálo
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso único em organização do agronegócio. Os dados foram coletados por meio de entrevista, dos registros internos e dos documentos. A análise foi desenvolvida considerando o critério da triangulação das informações e com auxílio do software Nvivo 10.
Entendeu-se o evento climático adverso da estiagem tem efeito na utilidade do orçamento agrupada no planejamento e diálogo organizacional. O gestor reconhece que a estiagem proporciona alteração no planejamento que é definido no orçamento, na coordenação de unidades, alocação de recursos e determinação de volumes operacionais, oferecendo suporte à primeira proposição. Por outro lado, a segunda proposição não foi suportada, por não se percebeu a utilidade do orçamento para comunicar objetivos e ideias, operacionalizar objetivos e motivar o pessoal.
As evidências demonstraram o efeito na utilidade do orçamento agrupada no planejamento. Assim, exerceram efeito no planejamento operacional. Quanto a utilidade do orçamento agrupada no diálogo, foi perceptível o aprendizado organizacional (treinamento) contínuo, mas não se encontraram evidências sobre a autonomia dos funcionários e o diálogo entre os níveis hierárquicos. Fato este que não se percebeu evidências do efeito da estiagem.
BEDFORD, David S. Management control systems across different modes of innovation: Implications for firm performance. Management Accounting Research, v. 28, p. 12-30, 2015. EKHOLM, Bo?Göran; WALLIN, Jan. The impact of uncertainty and strategy on the perceived usefulness of fixed and flexible budgets. Journal of Business Finance & Accounting, v. 38, n. 1?2, p. 145-164, 2011. MILLS, Evan. A global review of insurance industry responses to climate change. The Geneva Papers on Risk and Insurance-Issues and Practice, v. 34, n. 3, p. 323-359, 2009.