Resumo

Título do Artigo

Sustentabilidade e marketing turístico: uma análise bibliométrica das publicações entre 1997 e 2020 com aplicação do software VOSviewer a partir dos dados da Web of Science
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - William Quezado de Figueiredo Cavalcante
INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA - Campus Pinheiro Responsável pela submissão
2 - Arnaldo Fernandes Matos Coelho
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3 - Cristela Maia Bairrada
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Reumo

A sustentabilidade no turismo é fundamental para garantir um desenvolvimento consistente dos destinos e é um tema de pesquisa crescente devido à importância das questões ambientais e sociais, e da manutenção do patrimônio e outras facilidades para conservar o potencial dos lugares. Diversos estudos exploraram empiricamente a associação entre as práticas de sustentabilidade turística e seu impacto nas áreas do marketing e branding de destinos e têm-se observado um crescimento de interesse pelo tema nos últimos anos.
Embora existam muitos estudos empíricos sobre sustentabilidade e marketing turístico, há carência de estudos de análise bibliométrica para apontar lacunas, tendências e que organizem a produção científica. Assim, o objetivo deste artigo é fornecer uma visão bibliométrica da pesquisa em sustentabilidade do turismo relacionada ao marketing e branding, identificando o estado da arte desse campo, bem como tendências e outros indicadores relevantes, através do levantamento dos artigos publicados na plataforma Web of Science, com posterior tratamento dos dados através do software VOSviewer.
O turismo hoje tem um problema. É viciada em crescimento, o que é incompatível com as metas de sustentabilidade (Higgins-Desbiolles, 2018). A decisão do turista de viajar é fortemente influenciada pelo valor que eles percebem dos recursos naturais, portanto, é essencial compreender o papel da sustentabilidade no marketing turístico (Kim et al., 2017). A análise bibliométrica pode fornecer tendências, lacunas de pesquisa, indicadores de desempenho e um ranking de relevância da produção científica na área (Niñerola et al., 2019).
A coleta de dados foi realizada em setembro de 2020, tendo sido feita uma pesquisa prévia na Web of Science (WoS) por artigos relacionados à sustentabilidade e marketing turístico. Após a aplicação dos operadores booleanos, obteve-se 694 materiais. Os dados foram então processados com a utilização do programa de visualização de similaridade, o software VOSviewer, para desenhar graficamente os materiais. O estudo utilizou ocorrência simultânea de publicações por ano, tendências de palavras-chave, cocitação, acoplamento bibliográfico e análise de coautoria, países e instituições.
Foram analisados no VOSviewer 694 artigos da Web of Science. O primeiro artigo é de 1997 e um crescimento significativo no volume de publicações ocorre apenas a partir de 2008, com 19 artigos. Em 2019, 126 artigos foram publicados. A revista Sustainability lidera o ranking, com 83 artigos (11,96%) do total. Foram identificadas e apresentadas as palavras-chave mais recorrentes. Também é possível perceber que a Espanha, Estados Unidos e Austrália estão em evidência e representam, juntos, 37,89% das publicações. O Brasil aparece na 14ª posição em publicações.
Os clusters de palavras-chave visualizados através do VOSviewer, sugerem um aumento nas pesquisas relacionando a sustentabilidade com variáveis de comportamento do consumidor, como satisfação, imagem percebida, experiência, lealdade, intenções comportamentais, por exemplo. Isso aponta para pesquisas que possam fornecer compreensões e, principalmente, diretrizes práticas do impacto da sustentabilidade nos resultados de marketing e na gestão da marca do destino. Identificar o estado da arte desse campo de pesquisa se faz fundamental para o avanço da sustentabilidade no marketing turístico.
Higgins-Desbiolles, F. (2018). Sustainable tourism: Sustaining tourism or something more? Tourism Management Perspectives, 25(November 2017), 157–160. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.11.017 Kim, M. S., Thapa, B., & Kim, H. (2017). International tourists’ perceived sustainability of Jeju Island, South Korea. Sustainability (Switzerland), 10(1), 1–13. https://doi.org/10.3390/su10010073 Niñerola, A., Sánchez-Rebull, M. V., & Hernández-Lara, A. B. (2019). Tourism research on sustainability: A bibliometric analysis. Sustainability (Switzerland), 11(5), 1–17. https://doi.org/10.3390/su11051377