Resumo

Título do Artigo

Educação financeira para motoristas parceiros da Uber
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis, economia e contabilidade

Autores

Nome
1 - Eloisa Santos Banqueri
-
2 - leandro gonçalves
Fatec Zona Leste - Fatec Zona Leste Responsável pela submissão
3 - Georgette Ferrari Prioli
-

Reumo

Em sua grande maioria, os motoristas parceiros não fazem nenhum controle, seja física ou digitalmente, pois os mesmos as vezes não traçam metas para poder atingi-las, logo esses motoristas não conhecem muito ou as vezes nada sobre a gestão financeira de seu trabalho. Geralmente eles trabalham para pagar as contas e dívidas e depois começam a enxergar seus lucros, porém sem nenhum planejamento. A importância deste artigo é mostrar para os motoristas que com o devido planejamento, é possível alcançar os objetivos esperados, fazê-los compreender essa ocupação e dedicar melhor seu tempo.
A problemática deste artigo: os motoristas parceiros têm conhecimento sobre a educação financeira? Os motoristas têm uma ferramenta para realizar esse controle e tendo, sabem utilizá-la? Visando todo aspecto e analisando uma coleta de dados, o objetivo é ajudar através de uma orientação simples e usando ferramentas mais completas sobre suas receitas e custos. Fazer uma analise dos ganhos e gastos de motoristas parceiros da Uber, afim de verificar as vantagens e desvantagens de trabalhar com o aplicativo.
A economia de compartilhamento (EC) pode ser definida como um sistema socioeconômico de compartilhamento, que inclui a produção e o consumo de bens e serviços. O consumo colaborativo, que é facilitado através da tecnologia em rede e acessível através de dispositivos móveis e de computadores, satisfaz as diversas necessidades dos consumidores sem a necessidade de compra/propriedade. A educação financeira é um processo necessário para que as pessoas possam compreender melhor os conceitos e produtos financeiros e, assim, sendo capaz de desenvolver competências mais conscientes nas suas decisões.
O método quantitativo é conclusivo, e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Nossa análise será feita através de pesquisa exploratória, analisando artigos que dissertam sobre as melhorias advindas das práticas de inovação e através de pesquisa de campo com os motoristas parceiros. A pesquisa traçará o perfil deles, e trará dados importantes sobre seus ganhos e seus gastos durante o dia. E através da análise poderemos transparecer as possibilidades de atingir metas alcançáveis, ou melhorar seu controle financeiro.
Pelo questionário, podemos observar que quase 28% não realizam nenhum controle dos gastos e ganhos, o que é um número alto, visto a sua importância. Apesar de quase 72% afirmarem realizar um controle, apenas 24% realizam isso de forma automática, os outros 48% realizam de forma manual o que pode causar confusões com números errados ou incertos. Pensando nos dados colhidos com a pesquisa de campo, foi criado uma planilha com um controle de ganhos semanais desenvolvido para os motoristas, colocando seus gastos e os ganhos, a separação para cada conta e uma parte para guardar fica mais fácil.
Embora já reconheçam a importância da educação financeira, a cultura do brasileiro ainda não inseriu boas práticas financeiras em seu dia a dia, por exemplo, administrar ganhos, gastos e lucros, separando as contas e mantendo o controle de suas receitas, são hábitos necessários a serem adquiridos. Pensando nesses dados, foi criado uma planilha com um controle de ganhos e gastos semanais desenvolvido para os motoristas. A planilha é funcional, aprovada por quem simulou o uso dela, e esperamos que todos possam fazer o uso da planilha para que possam ter um controle e sucesso em suas finanças.
ASAAS, EDITOR. NO COMMENTS. Profissional Autônomo: 5 Dicas para controlar o dinheiro. CASTRO,RENATO DE. UOL. Uber está mudando a economia compartilhada para pesadelo capitalista? BOTSMAN, R; ROGERS, R. O que é meu é seu: Como o consumo coletivo está mudando o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011. CRABBE, Margaret J; ACQUAAH, Moses. The determinants of service recovery in the retail industry. African Journal of Economic and Management Studies, Vol. 7 Iss 1 pp. 54–74, 2016. GODIM, MARCOS VENICIUS A. Guia de finanças pessoais – Fortaleza: Empresa Jornalística, O POVO, 2018.