Resumo

Título do Artigo

Políticas públicas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): uma análise reflexiva
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - André Gustavo de Brito Thomaz
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) Responsável pela submissão
2 - Simone Vasconcelos Ribeiro Galina
-
3 - Rodrigo Antonio Basso
-

Reumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas em 2015, são detalhados em 169 metas que objetivam erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Eles são integrados, indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Uma tentativa de promover igualdade e sustentabilidade na sociedade vem através da elaboração de políticas públicas.
Este trabalho objetiva responder à seguinte questão: de que forma a elaboração de políticas públicas podem contribuir para a implementação e aprimoramento dos ODS nos municípios brasileiros? Para isso, este trabalho teve como objetivo descrever o que são políticas públicas, de maneira a poder contribuir para essa discussão, ao realizar uma análise reflexiva sobre a interação entre políticas públicas e ODS.
Os ODS tratam de temas cruciais para a sociedade e trazem visões de um futuro melhor, mais justo e inclusivo para todos. O presente artigo apresenta a construção de um panorama sobre as políticas públicas e a análise da contribuição de políticas públicas para implementação e aprimoramento dos ODS.
O presente artigo foi desenvolvido em duas etapas, a saber: (1) construção de um panorama sobre as políticas públicas; (2) análise da contribuição de políticas públicas para implementação e aprimoramento dos ODS. Em um primeiro momento, foram definidos o tema, problema e questão de pesquisa, metodologia e objetivo para a elaboração do referencial teórico. A próxima fase consistiu em apresentar os resultados e discussões e, finalmente, elaborar as considerações finais.
Verifica-se que o cumprimento dos ODS e o alcance de suas metas não são tarefas simples e que possam ser implementadas em curto espaço de tempo. No âmbito local (municipal), observam-se maiores possibilidades de mudanças e de melhores resultados a serem alcançados, tendo em vista a maior proximidade do gestor público municipal em relação aos problemas e a consequente responsabilidade de apresentar soluções. Além disso, do quanto exposto constata-se uma sinergia das políticas públicas no sentido de viabilizarem a implementação dos 17 ODS.
Conclui-se a partir dos resultados obtidos que esta pesquisa apresenta contribuições no âmbito acadêmico por aprofundar as análises disponíveis na literatura sobre políticas públicas no Brasil e suas interações com os 17 ODS. No contexto gerencial, à medida que as análises geradas por este artigo podem viabilizar discussões que orientem a tomada de decisão dos gestores públicos quanto à melhoria e avanço das politicas publicas no sentido de viabilizarem a implementação dos 17 ODS.
ABRUCIO, F. L.; FRANZESE, C. 2007. ABVCAP, 2014. BIRKLAND, T. A., 2005. BRASIL. Constituição (1988)., 1988. BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. 2019. BRASIL. Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. CAPELLA, A. C. N., 2018. COBB, R. W.; ELDER, C. D., 1971. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S., 2011. CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P., 2014. Confederação Nacional de Municípios – CNM, 2017 HOWLETT, M.; MUKHERJEE, I., 2017. IPEA. 2008. OLIVEIRA, V., 2013. PARSONS, W., 2007. SALAMON, L. M., 2001. SECHI, L., 2012. SOUZA, C., 2006. UNITED NATIONS., 2015.