Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO PARA O PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DE SEMENTES NATIVAS DA FLORESTA AMAZÔNICA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - VALERIA SANTOS GUIMARÃES
IETEC instituto de educação tecnologica - ietec Responsável pela submissão
2 - Fernando Hadad Zaidan
-
3 - Jose Luis Braga
-

Reumo

A Rede de Sementes do Xingu - RSX se apresenta como uma organização bem articulada e produtiva, entretanto, a sua cadeia de suprimentos possui gargalos que necessitam de inovações. Com a prática do desmatamento, as espécies existentes na floresta amazônica têm poucas chances e tempo para desenvolver adaptações para resistir e sobreviver. Neste sentido, investir em inovações para a RSX, trará benefícios que permititrá ampliar a possibildiade de regeneração da floresta amazônica.
Gargalos que limitam a logistica de mercantilização de sementes nativas da floresta amazônica.O objetivo deste artigo foi apresentar modelos inovadores para os processos de mercantilização para a Rede de Sementes do Xingu, de modo a promover o apoio e melharar a capacidade de restauração da floresta amazônica,.
Execução da revisão sistemática de literatura (RSL) em três estágios: i) planejamento da revisão; ii) desenvolvimento da revisão; e iii) elaboração do relatório da revisão.Utilizou-se como referencia o protocolo ROSES, e a partir do resultado identificou-se inivações possiveis de serem adaptadas e aplicadas a RSX.
Revisão sistemática de literatura em inovação na cadeia de suprimentos de sementes .
Não foram identificados artigos para as combinações de palavras: inovação (e) cadeia de suprimentos de sementes; innovation (and) seed supply chain; seed supply chain.Consoante com o objetivos da RSL e de suas questões primária e secundária, obteve-se o resultado de 5 artigos com temas correlacionados.
As sementes nativas são consideradas essenciais no plantio ou replantio de florestas. A mercantilização, estocagem e distribuição eficazes dessas sementes são necessárias como forma de garantir a disponibilidade da matéria-prima em quantidade e qualidade adequadas para o reflorestamento. Os modelos apresentados se mostram um caminho viável para a inovação necessária à RSX,
URZEDO, D. I. de. Trilhando recomeços: a socioeconomia da produção de sementes florestais do Alto Xingu na Amazônia brasileira. Piracicaba. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. BROWN, C. R. Economic theories of the entrepreneur: a systematic review of the literature. School of Management. Cranfield University, 2003. CHOPRA, S.; MEINDL, P. Supply chain management strategy, planning, and operation. 5. ed. England: Pearson Education Limited, 2013.