Resumo

Título do Artigo

Percepções dos gestores na utilização do upcycling nos negócios
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Flavia Obara Kai
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Escola de Negócios Responsável pela submissão
2 - Hellen Beatriz Dircksen Miranda
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Reumo

É cada vez mais comum manifestações de preocupação com o futuro do planeta dentre as organizações e seus consumidores. Diante disso, práticas inovadoras surgem para reinserir produtos que teriam como destino o descarte, buscando a redução do impacto ambiental (SINGH et al., 2019). Nesse sentido, surge o conceito upcycling, o qual propõe uma dinâmica de transformação de resíduos por meio da atribuição de um novo valor econômico sem que ocorra a alteração de sua forma original (SUNG, 2015).
Este trabalho tem como objetivo analisar as organizações que adotam o processo de upcycling. Para tanto, são investigadas as percepções dos gestores que utilizam o upcycling em seus negócios, buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais são as percepções dos gestores que utilizam o upcycling nos negócios?
Diante da necessidade para as transformações de produção e consumo surge o termo ‘upcycling’ (BRAUNGART; MCDONOUGH, 2002). É importante ressaltar que o upcycling compreende um processo diferente do que ocorre no downcycling, já que existe no processo de upcycling a atribuição de valor aos produtos rejeitados (MOREIRA et al. 2018). Todeschini et al. (2017) afirmam que o upcycling gera sustentabilidade pois reutiliza recursos que seriam descartados, estendendo a vida útil e diminuindo a necessidade de utilização de novos recursos naturais.
Abordagem da pesquisa é qualitativa e utiliza como estratégia o estudo de caso. Os dados coletados para a pesquisa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas de seis gestores brasileiros que utilizam o upcycling em seus negócios. As entrevistas foram transcritas e codificadas pelo software ATLAS.ti. Após a transcrição e codificação das entrevistas, os dados foram examinados por meio da análise de conteúdo.
São analisados o significado de upcycling para os gestores, os aspectos que levam os gestores a utilizarem o upcycling, os impactos social, ambiental e econômico na utilização do upcycling e os aspectos negativos e positivos na utilização do upcycling.
Os significados do upcycling envolvem aspectos como a ressignificação do que é produzido, agregando valor ao novo produto. Dentre os aspectos que levam os gestores a utilizarem o upcycling na criação de produtos, tem-se a necessidade em produzir algo que seja inovador e criativo para a marca. O upcycling impacta as relações sociais, ambientais e econômicas, sendo que os aspectos negativos incluem a capacidade limitada de produção. Já os aspectos positivos dizem respeito à possibilidade de um estilo de vida mais sustentável tanto para os gestores quanto para seus consumidores.
SINGH, J.; SUNG, K.; COOPER, T.; WEST, K.; MONT, O. Challenges and opportunities for scaling up upcycling businesses – The case of textile and wood upcycling businesses in the UK. Resources, Conservation & Recycling, v. 150, p. 1-15, 2019. SUNG, K. A Review on Upcycling: Current Body of Literature, Knowledge Gaps and a Way Forward. International Conference on Environmental, Cultural, Economic and Social Sustainability, v. 17, n. 4, p. 28-40, 2015. BRAUNGART, M.; MCDONOUGH, W. Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things. New York: North Point Press, 1.ed., 2002. MOREIRA et al. O modelo de